SóProvas


ID
2571775
Banca
FEPESE
Órgão
PC-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A classificação é geralmente traduzida em esquema, no qual a hierarquia entre as classes e subclasses aparece representada espacialmente. Esse esquema é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Plano de classificação documental

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa

    Em arquivística o plano de classificação documental - PCD é, segundo Wadson Faria (2006, p. 35), o instrumento de gestão que organiza, em um plano intelectual, os tipos documentais produzidos e/ou recebidos, conforme os critérios definidos pela classificação documental adotada e os organiza de forma hierárquica por meio das unidades de classificação.

  • a)

    plano de classificação.

  • Plano de classificação

     

    - Distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.

    - utilização de códigos (numéricos ou alfanuméricos)

    - a agrupar os documentos a fim de contextualizá-los, agilizar sua recuperação e facilitar tanto as tarefas de destinação e acesso.

    - O número de níveis de classificação varia de acordo com o órgão ou entidade

  • Gabarito letra A

     

    De acordo com o DBTA (dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística), plano de classificação é esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamentos específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funçoes de uma instituição e análise do arquivo por ela produzido. 

  • O Plano de Classificação deve orientar os métodos de arquivamento a serem utilizados pela instituição. Todos os documentos serão arquivados e ordenados seguindo a lógica e a orientação do Plano. Portanto, este deve ser o mais abrangente possível, sempre abarcando todos os assuntos que interessam à instituição. Ainda, este deve ser flexível, capaz de atender as necessidades de mudanças das instituições, e sempre reservar espaços para assuntos e situações que são desconhecidos das instituições, mas podem ocorrer.

    Os Planos ou Códigos de Classificação são elaborados por uma comissão constituída exclusivamente para este fim, chamada Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Os planos podem seguir três critérios: o estrutural, organizacional ou por assuntos, que classifica os documentos de acordo com a estrutura da instituição; e o funcional, que classifica os documentos de acordo com as atividades desenvolvidas pela instituição.


    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 02 (Arquivologia)

  • Plano de classificação – na organização de um arquivo, é um plano que estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente. Portanto, podemos dizer que um plano de classificação é um instrumento auxiliar (técnico) das atividades de gestão (permitindo o arquivamento correto dos documentos).

  • as respostas não ajudam ninguém