SóProvas


ID
2571973
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Você não resiste a uma livraria. Mesmo sabendo que já tem vários livros ainda não lidos em casa, (1) entra e sai com novas aquisições. (2) Ou faz o mesmo na internet ao receber um e-mail avisando que alguns livros do assunto pelo qual você tem interesse estão em promoção. Resultado: você tem uma pilha de leituras muito maior do que realmente consegue ler. Quem é apaixonado por livros (3) provavelmente se identifica com a situação descrita. Isso acontece tanto que existem grupos de apoio sobre o assunto em redes sociais voltadas para leitores, como o Goodreads.

Existe uma palavra em japonês que define a sensação já bem conhecida por leitores e compradores ávidos de livros: “tsundoku”. Trata-se do hábito de comprar materiais de leitura e deixá-los em uma pilha sem nunca serem livros. Em entrevista ao Quartz, o professor de japonês (4) Sahoko Ichikawa, da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, explicou que o termo teve origem no século 19 e que "tsunde" significa empilhar coisas e "oku", (5) deixá-las de lado por um tempo.  

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Cultura/notícias/2017/08.html>. Acesso em: 14/08/17.  

A construção do texto em dois parágrafos na ordem em que aparecem se explica porque o autor

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

    A metalinguagem é usada quando se deseja falar da própria linguagem usada na comunicação, ou seja, quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código ou linguagem. https://www.estudopratico.com.br/metalinguagem/

     

    Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Ou seja, ela utiliza o próprio código para explicá-lo.

    Vale lembrar que utilizamos muito a metalinguagem no cotidiano. Quando perguntamos o significado de determinada palavra estamos usando a função metalinguística.

    Exemplos:

    o autorretrato de um fotógrafo;

    a foto de uma câmera nas propagandas publicitárias;

    a pintura de um artista pintando;

    o filme que descreve sobre o cinema;

    o texto que fala da escrita;

    o desenho de alguém desenhando.

    Outros exemplos notórios são as gramáticas e os dicionários que explicam o código linguístico e suas regras por meio da própria linguagem.

    https://www.todamateria.com.br/metalinguagem/