"Para a categoria intrínseca, que diz respeito a qualidade já existente na informação de forma natural, podemos achar dimensões como: acurácia, confiabilidade, consistência, precisão, etc
Assim, esta categoria se resume em avaliar a informação de acordo com a origem e analisar se os frutos que serão colhidos na prática, serão os mesmos que são propostos na teoria. "
"A categoria contextual apresenta a qualidade de uma informação quando é requisitada em determinado momento e é avaliada com o uso das dimensões: relevância, utilidade, valor, etc."
"Já a categoria de representação da informação diz respeito ao modo como ela deve estar quando disponível. Assim, a informação deve ser legível, de fácil compreensão e compatível. Pode-se dizer que a dimensão que melhor representa esta categoria é a significância, pois é avaliado o nível de compreensibilidade da informação"
"Por fim, a categoria de acessibilidade diz respeito ao modo de acesso a informação e é avaliada a partir da usabilidade, segurança, entre outras dimensões. Esta categoria mais avalia o sistema onde a informação está armazenada e seu modo de armazenamento e disponibilização do que a informação em si."
https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqPics/1211330211P587.pdf