SóProvas


ID
2572315
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Avaliação Pós-Ocupação (APO) vem firmando-se cada vez mais nas universidades brasileiras, públicas e privadas, como um conjunto de métodos e técnicas com potencial de aplicação nos ambientes em uso. Nesse sentido, a APO também vem sendo incorporada gradativamente nas práticas de construtoras e escritórios de arquitetura, sobretudo após a promulgação do Código de Defesa do Consumidor no início da década de 1990 e, mais recentemente, no ano de 2013, com a entrada em vigor da norma brasileira ABNT NBR 15.575/2013 – Desempenho de Edificações Habitacionais.

Sobre os métodos e técnicas de APO, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Rheingantz et al. (2009) definem Avaliação Pós-Ocupação (APO) como:

    [...] um processo interativo, sistematizado e rigoroso de avaliação de desempenho do ambiente construído, passado algum tempo de sua construção e ocupação. Focaliza os ocupantes e suas necessidades para avaliar a influência e as consequências das decisões projetuais no desempenho do ambiente considerado, especialmente aqueles relacionados com a percepção e o uso por parte dos diferentes grupos de atores ou agentes envolvidos. (RHEINGANTZ et al., 2009, p. 16).

    RHEINGANTZ, Paulo Afonso et al. Observando a Qualidade do Lugar: Procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Rio de Janeiro, 2009.

  • Típica questão gigante que só tem tamanho. Basta ir na mais politicamente correta .