SóProvas


ID
2572990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O crescimento industrial do Brasil ocorreu, até 1930, por meio da concentração espacial, que, por sua vez, influenciou a organização do espaço geográfico brasileiro. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Um dos fatores que promoveram a concentração espacial foi a disponibilidade de capitais financeiros fornecidos pela cafeicultura.

Alternativas
Comentários
  • Para quem já esgotou as grátis: C.

  • gab C

     

  • Certo na era Vargas o cafe ficou de lado..

  • Gabarito CERTO. Até 1930 o investimento no campo era uma das principais fonte de econômicas desde a epoca da colonização, a cana de açúcar no periodo colonial, algodão e açúcar no período monárquico e no período oligárquico ou republica velha. Até a crise de 1929 onde houve o investimento na industria nacional e também no plano de metas de JK.

  • mau-mau vc foi bom

  • GABARITO: CERTO!!!!

    O processo de  ocorreu de maneira muito tardia, porém se manifestou em um período de tempo relativamente curto, isto é, iniciou-se a partir da década de 1930 e consolidou-se a partir da década de 1970 em diante. Em termos de distribuição espacial, houve uma grande concentração das indústrias no país, fruto, principalmente, do aproveitamento das infraestruturas previamente existentes na economia cafeeira da região Sudeste do país.

    Nesse sentido, referir-se aos processos de concentração e desconcentração industrial no Brasil é referir-se ao movimento migratório realizado pelas fábricas e empresas por todo o território brasileiro ao longo dos últimos tempos. Em síntese, pode-se afirmar que a intensa concentração industrial na região Sudeste do país está lentamente se desfazendo, embora o quadro esteja muito longe de se reverter.

    https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/brasil/concentracao-desconcentracao-industrial-no-brasil.htm

  • Certo.

    O desenvolvimento do complexo cafeeiro em São Paulo lançou as bases para a industrialização do país e para a concentração industrial no Sudeste, sobretudo em São Paulo. O capital gerado pelo café foi investido em infraestrutura, indústrias e ferroviais. Com o fortalecimento econômico, bancos ligados ao sistema global se instalaram na região.

    Com o tempo, a região tornou-se o polo da economia do país e o estado de São Paulo, o polo da economia regional. O estado cresceu em um ritmo muito mais rápido do que os demais, o que promoveu a concentração espacial da indústria brasileira no Sudeste.

    Estratégia

  • INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

     A transição de um Brasil agrário para um país urbano foi uma consequência direta do processo de industrialização que tomou grande impulso na década de 30 do século passado, durante o governo de Getúlio Vargas.

    [...]

    HISTÓRIA

    O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.

    Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.

    [...]

    HOJE EM DIA

    Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global.

    • Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.

    O país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.

    Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.

    [...]

    QUESTÕES:

    O processo de industrialização no Brasil foi limitado, no seu início, pela elevada dependência da importação de bens de produção. CERTO ☑

    R: Exato, por isso o processo continuou sendo agropecuário, sem a interferência do manufaturado.

    [...]

    Quanto mais tecnologia de ponta, entre ela as máquinas, menos empregos são gerados no setor secundário (industrial), além disso, o setor dominante nos últimos anos é o Terciário (Comércio e Serviços). CERTO ☑

    R: No Brasil, NÃO há grande variedade no desenvolvimento de patentes que envolvem tecnologia de ponta e, mesmo que tivesse, isso NÃO geraria mais empregos no setor industrial, muito pelo contrário!

    [...]

    A industrialização desenvolveu-se como forma de substituição das importações. CERTO ☑

    R: O processo de substituição de importações foi o modelo industrial seguido pelo Brasil no século XX, baseado no aumento da produção interna e diminuição das importações.

    • Iniciou-se no pós 1ª Guerra Mundial e intensificou no Governo de Vargas.

    [...]

    Seguindo a diante...

    As empresas, em busca de competitividade, buscam localidades capazes de oferecer vantagens econômicas, como:

    • Mão de obra mais barata;
    • Mercado consumidor significativo; ou
    • Menores custos de produção.

    [...]

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Mundo Educação; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • GAB CERTO

    GETÚLIO VARGAS: desafios de Vargas- integrar o território nacional, resolver a crise de 29, desenvolvimento interno.  

    1. A elite brasileira importava da Europa bens de consumo não duráveis.  
    2. Com a primeira e a segunda guerra mundial, as indústrias envolvidas na guerra passaram a produzir matérias bélicos e isso obrigou a indústria brasileira a se desenvolver 
    3.  crise de 1929: ruptura da economia brasileira com o modelo primário-exportador.  
    4. Os produtos não duráveis se esvaíram. 
    5. Logo, a elite brasileira cafeeira começou a investir nas indústrias de bens de consumo não duráveis.  
    • Vargas começou o processo de SUBSTITUIÇÕES DAS IMPORTAÇÕES PARA ABASTECER O MERCADO INTERNO 
    • Significa que serão produzidos no Brasil e não será importado de fora

  • Concentração Espacial pensei em Marte, Júpiter.. viajei kkk
  • O homem foi brabo.

  • DEVIDO A CRISE DE 1929, FOI QUANDO O CAFE ENTROU, EM DECADENCIA, OS CORONEIS QUE DETINHAM, UM AMPLO PODER ECONOMICO PASSOU A INVESTIR EM DIVERSAS INDUSTRIAS QUE IMPULSIONOU A INDUSTRIALIZAÇAO BRASILEIRA