-
Metrópole Nacional são grandes cidades de um país que exercem grande influência preponderante sobre as demais, por se distinguir em bens, serviços, movimentos culturais, movimentos políticos e outros.No Brasil existem sete metrópoles nacionais: Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B3pole_nacional
Resposta: errado.
-
GABA: E
"As cidades que apresentam maior grau de complexidade socioeconômica e polarizam todo o território brasileiro e parte da América do Sul são as metrópoles GLOBAIS."
No Brasil, são exemplos de metrópoles globais Rio de Janeiro e São Paulo.
-
Metrópoles GLOBAIS - Rio de Janeiro e São Paulo
-
Apesar das Metrópoles Nacionais polarizarem o território brasileiro, no momento em que a questão cita que, também, polarizam parte do território da América do Sul, faz referência, sim, às Metrópoles/Cidades GLOBAIS, e não às Metrópoles Nacionais.
-
Metrópole/Cidade global: influência mundial, principalmente econômica. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico. (São Paulo e Rio de janeiro).
- Recebem a classificação de alfa, beta e gama.
- Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.
- Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.
- Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.
-
CIDADES GLOBAIS
➥ Também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional.
- Estão no topo da hierarquia urbana; e
- A Europa é o continente que mais possui cidades globais.
[...]
QUESTÃO PRA FIXAR!
➥ Na perspectiva espacial, considerando-se a hierarquia urbana em níveis maiores ou menores e a quantidade de bens e serviços ofertados, toda cidade é considerada centralidade polarizadora de sua dinâmica socioeconômica. ✓
______
► Do ponto de vista geoeconômico, isto é, das atividades econômicas vistas a partir de uma perspectiva espacial, toda cidade é uma localidade central, de nível maior ou menor de acordo com sua centralidade.
➥ Ou seja, de acordo com a quantidade de bens e serviços que ela oferta e que a fazem atrair compradores apenas das redondezas, de uma região inteira ou, mesmo, de acordo com o nível de sofisticação do bem ou serviço, do país inteiro e até de outros países.
[...]
Logo, Gabarito: Errado.
____________
Fontes: Brasil Escola; Alunos do Projetos Missão; Questões da CESPE.
-
-> Metrópole Global: São Paulo e Rio de Janeiro.
-> Metrópole nacional: Belo Horizonte, Porto Alegre, Vitória, Fortaleza, Curitiba, Salvador, Brasília e Recife.
-> Metrópole regional: Goiânia, Belém e Manaus.
-> Centro Regional: Florianópolis (SC), Londrina (PR), Natal, Ribeirão Preto, Campo Grande, Cuiabá, Vitória, Aracajú, Maceió, João Pessoa, Teresina, São Luiz, Porto Velho, Rio Branco, Macapá e Boa Vista.
MATERIAL DO ESTRATÉGIA.
-
Polarizam todo o território brasileiro e parte da América. Metrópoles globais.
(ERRADO)
-
metrópoles globais !
-
03-08 - 03:32 Você marcou certo pela segunda vez.
10/08 - 02-24 Você marcou errado e lembrou que são metrópoles globais.
-
Aí complica
Em 06/08/21 às 22:51, você respondeu a opção C.
Em 21/05/21 às 01:34, você respondeu a opção C.
-
Cidades Globais: representam os principais polos da hierarquia urbana internacional. Além de concentrarem elevados quantitativos populacionais, sendo quase todas elas megacidades (cidades com mais de 10 milhões de pessoas), essas cidades apresentam uma complexa economia. As cidades Globais foram as primeiras a industrializar-se no mundo ou, pelo menos, em seus países. Foram também as primeiras a iniciar o processo de desconcentração industrial que ainda está ocorrendo, passando a ser conhecidas por abrigar as principais sedes e centros de negócios das empresas multinacionais.
Exemplos de cidades Globais: Nova York, Tóquio, Paris, Londres, Buenos Aires, Berlim, entre outros. No Brasil, existem duas: São Paulo e Rio de Janeiro.
Metrópoles Nacionais: são cidades que apresentam uma complexa e avançada organização econômica, uma grande quantidade de habitantes e uma posição atrativa no recebimento de investimentos, sobretudo de empresas estrangeiras. No entanto, o seu nível econômico não lhes permite criar em torno de si uma influencia além de seus países ou regiões territoriais próximas.
Exemplos de metrópoles Nacionais: Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, etc.