SóProvas


ID
2573053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

     A pólvora é material empregado como propulsor em armas de fogo. Basicamente, a ideia é provocar uma reação que gere uma quantidade grande de gases sob pressão e temperatura elevadas. Ao se expandirem, esses gases impulsionam um projétil. A pólvora negra, empregada em armas mais antigas, é constituída por uma mistura de salitre (KNO3), enxofre (S) e material de carbono (C). A equação não balanceada de uma das reações químicas que ocorrem durante a queima da pólvora é apresentada a seguir.

                  KNO3 (s) + S (s) + C (s) → K2S (s) + N2 (g) + CO2 (g)

Considerando essas informações e sabendo que o número atômico do carbono é igual a 6, julgue o item que se segue.

Um átomo neutro do isótopo de carbono-12, no estado fundamental, apresenta, em seu núcleo, 6 prótons e 6 nêutrons; além disso, apresenta 6 elétrons na região extranuclear.


Alternativas
Comentários
  • Certo.

    O carbono-12 realmente possui 6 prótons, 6 nêutrons e 6 elétrons.

  • O número 12, após o nome do elemento, representa a massa (A) desse isótopo. O enunciado informa ainda que seu número atômico (Z) é 6, o que também poderia ser verificado na tabela periódica caso não fosse informado. Conhecendo, A e Z, podemos encontrar o número de nêutrons (N) por meio da relação abaixo:

    A = Z + N 

    12 = 6 + N 

    N = 6 neutrôns

    Sabendo que o átomo é eletronicamente neutro, podemos afirmar que o seu número de prótons (Z, número atômico), 6, é igual ao número de elétrons. Não se esqueça, prótons e nêutrons são as partículas que estão no núcleo e os elétrons estão em constante movimento na eletrosfera.

    CERTO.

  • Basta saber que ele é neutro, logo, proton=eletron