SóProvas


ID
2573995
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Chiavenato (2005), um dos desafios da Gestão de Materiais está em planejar e controlar os estoques para tentar mantê-los em níveis adequados de dimensionamento, ou então reduzi-los sem afetar o processo produtivo e sem aumentar os custos financeiros. Para o autor, os métodos de controle de Estoques de Materiais são:

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Duas Gavetas: método simples, baseado na utilização de duas gavetas ou espaços.

    Uma delas (gaveta X) é destinada ao armazenamento de materiais para suprir as necessidades de determinado período;

    Após esta ficar vazia, o almoxarifado faz uma requisição de compra ao setor responsável;

    Nesse intervalo (enquanto os itens da compra não chegam), são usados os materiais da gaveta Y, que funciona nada mais como um estoque de reserva.

     

    Sistema dos Máximos-Mínimos: consiste na atribuição de níveis de estoque máximos e mínimos desejados pelo administrador, o qual assim o faz por meio de uma análise qualitativa da expectativa de consumo para um período.

     

    Sistema de Reposições Periódicas: nada mais é do que estabelecer exatos períodos de tempo para haver a reposição de determinado material.

     

    Planejamento das Necessidades Materiais (MRP): complexo sistema que permite o cálculo do momento certo para a aquisição de materiais, utilizando diversos tipos de dados, como previsão de vendas, número de pedidos, entre outros.

     

    Just in Time (JIT): sistema de administração da produção que se baseia na não utilização de estoques. Em suma, tudo deve ser adquirido, produzido ou transportado no momento certo, isto é, exatamente conforme a demanda exigir. A essência do JIT é a eliminação dos desperdícios.

     

    Métodos de Avaliação de Estoques:

    PEPS (Primeiro a entrar, primeiro a sair): as unidades mais antigas são as primeiras a saírem. Em ambientes inflacionários, gera custos mais baixos e uma lucratividade maior, no entanto, a empresa também terá que pagar mais tributos;

    UEPS (Último a entrar, primeiro a sair): é o inverno do PEPS, isto é, as unidades mais recentes saem primeiro. Em ambientes inflacionários, gera custos mais altos e uma lucratividade menor, no entanto, a empresa também pagará menos impostos.

      ATENÇÃO: O método UEPS é o mais vantajoso pelo fato de gerar menos impostos a recolher. Justamente por isso o mesmo é proibido no Brasil.

     

    Sistemas de Estocagem:

    Fixa: sempre há um local certo para a guarda de cada tipo de material. A grande vantagem desse sistema é a facilidade em localizar determinado material quando este for necessário. No entanto, ocorre um desperdício de espaço, visto que vários locais podem ficar vazios na eventual falta de um material;

    Livre: os materiais são armazenados em qualquer local. Tal sistema permite aproveitar todos os espaços (não há locais vazios), porém isso torna bastante complicada a localização de determinado item.

    Fonte: http://esquemasparaconcursos.blogspot.com.br/2014/01/controle-de-estoque.html

  • letra C

    Sistemas de duas gavetas, Sistema dos Máximos-Mínimos, Sistema das Reposições Periódicas e Planejamento das necessidades de materiais (MRP).

  • GABARITO E

    E não a letra C como afirma Claudia Oliveira

  • GABARITO E

    a) Fichas de estoque e Classificação ABC são metodos de PLANEJAMENTO DE ESTOQUE

    b) e c) são fatores inclusos nos métodos de controle 

    d) Custo Médio, Método PEPS (FIFO), Método UEPS (LIFO) e Custo de Reposição são métodos de AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

    e) CORRETA

  • Segundo Chiavenato, em seu livro "Administração de materiais, uma abordagem introdutória", a resposta correta seria a "E": Sistemas de duas gavetas, Sistema dos Máximos-Mínimos, Sistema das Reposições Periódicas e Planejamento das necessidades de materiais (MRP).

    Entretanto, no mesmo capítulo, ele traz a classificação ABC como um método de planejamento ou controle de estoque. Logo, se ela aparecesse também estaria correto.

    Vocês podem conferir no link (página 46): https://www.slideshare.net/bruninh_00/idalberto-chiavenato-administrao-de-materiais

  • Método de Avaliação: PEPS

    UEPS

    Custo Médio


    Método de Controle: Sistema de Duas Gavetas

    Sistema de Máx e Mín

    Sistema de reposições pediódicas

    Planejamento das necessidades de materiais (MRP)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os métodos de controle de estoques. Neste caso, marquemos a alternativa correta.

    Conforme a lição do professor Chiavenato (2005), existem quatro métodos de controle de estoques:

    1. Sistema de duas gavetas
    2. Sistema dos máximos-mínimos
    3. Sistema das reposições periódicas
    4. Planejamento das necessidades de materiais (MRP)

    Cada um consiste no seguinte:

    No sistema de Duas Gavetas, a gaveta 1 conterá os itens responsáveis pelo atendimento do consumo durante o período considerado normal. A gaveta 2, por outro lado, conterá uma quantidade de materiais suficiente para cobrir o consumo durante o tempo de reposição (quando a gaveta 1 for esvaziada).

    sistema dos Máximos-Mínimos, ou de quantidades fixas, é usado dada as dificuldades para determinar o consumo. Consiste em:

    • determinar o consumo previsto para determinado item;
    • fixar o período de consumo previsto;
    • calcula o ponto de pedido em função do tempo de reposição do item;
    • faz o cálculo dos estoques mínimos e máximos;
    • calcula os lotes de compras.

    No sistema das Revisões Periódicas, os pedidos para reposição de estoques são feitos periodicamente. Nele, a quantidade comprada, adicionada a que já existe, deve ser suficiente para atender o consumo até a chegada do pedido seguinte.

    Segundo Martins e Alt (2009, p.118,119),"o materials requirement planning (MRP) ou planejamento das necessidades de materiais é uma técnica que permite determinar as necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de certo produto. Com base na lista de materiais (bill of material), obtida por meio da estrutura analítica do produto, também conhecida por árvore do produto ou explosão do produto, e em função de uma demanda data, o computador calcula as necessidades de materiais que serão utilizados e verifica se há estoques disponíveis para atendimento. Se não há material em estoque na quantidade necessária, ele emite uma solicitação de compra - para os itens comprados - ou uma ordem de fabricação - para os itens fabricados internamente."

    Concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

    MARTINS, Petrônio Garcia.; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.