SóProvas


ID
2574751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     Uma jovem professora, com francas alterações de caráter, compareceu a atendimento psicológico relatando recentes sintomas de depressão e de conversão histérica (paralisia dos membros inferiores e desmaios) decorrentes de situações conflitivas com a diretora da escola onde trabalha, de modo que tais conflitos causavam-lhe sérias dificuldades adaptativas no plano profissional. 

Com relação à execução de procedimentos interventivos na abordagem da psicoterapia breve nesse caso clínico, julgue o item seguinte.

Nesse caso, indica-se o desenvolvimento da neurose de transferência, de modo que a paciente reproduza a neurose infantil na relação com o analista, reeditando seletivamente determinadas situações e mecanismos infantis com vistas a uma reorganização psíquica.

Alternativas
Comentários
  • A neurose de transferência, uma vez instalada, exige tempo para ser analisada, tendendo a prolongar o tratamento. Percebe-se, então, que se cria um círculo, no qual o tempo ilimitado facilita a instalação e a manutenção da neurose de transferência; esta implica em maior tempo de análise em virtude da necessidade de compreensão de seus diversos ângulos e aspectos. Neste sentido, uma situação alimenta a outra, tendendo a prolongar o tempo da terapia.

  • A meu ver não é possível a relação entre psicoterapia breve e desenvolvimento de neurose de transferência que avalia desde a infância, pois deixaria de ser psicoterapia breve.

    Resposta errada.

  • A terapia breve é focal, vai direto ao ponto, ou seja, os sintomas da paciente: sintomas de depressão e de conversão histérica (paralisia dos membros inferiores e desmaios) decorrentes de situações conflitivas com a diretora da escola onde trabalha. Depois, de trabalhando essas questões, caso a paciente queria trabalhar outras questões, aí sim poderá fazer analise...

    falou de terapia breve lembrar de foco específico.

    gab: errado.