SóProvas


ID
2574769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     Um rapaz de dezesseis anos de idade, de profissão desconhecida, solteiro, católico e que cursava o 6.º ano do ensino fundamental, apresentava, havia um ano, agressividade recorrente contra sua irmã. Mostrava-se ausente, desconectado do meio ambiente, preferindo retirar-se e isolar-se do contato com outras pessoas. Apresentava medos difusos e, quando interrogado a respeito disso, dizia estar com problema espiritual. Ele já havia sido internado durante vinte dias, mas acabara saindo no mesmo estado de retraimento e desinteresse. Perante os médicos, apresentava uma postura desafiadora e irônica, afirmando não confiar em psicólogos. “Nunca tive amigos. Às vezes é difícil falar. Eu reúno todas as palavras na cabeça e não me esqueço de nada”, dizia o rapaz. De acordo com a equipe de enfermagem, ele agia com birra e pirraça, além de ter comportamento bizarro, andando com o pé arrastando pela parede. Era irritável, impulsivo contra os outros e si mesmo e insistia que seu problema era espiritual. O exame psíquico evidenciou atenção dispersa, incapacidade de interpretar provérbios, pensamentos desconexos, com associações frouxas e respostas curtas. Muitas vezes, não respondia ao que havia sido perguntado; ficava com a cabeça baixa e feição séria. Ao ser questionado a respeito, o jovem dizia “eu sou de fazer, não sou de falar”.

Considerando esse caso clínico, julgue os item que se segue.

O diagnóstico sindrômico é de esquizofrenia simples, devendo-se descartar a ideia de perversão.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa

    "16 anos...havia um ano, agressividade recorrente contra sua irmã...Mostrava-se ausente, desconectado do meio ambiente, preferindo retirar-se e isolar-se do contato com outras pessoas. Apresentava medos difusos...O exame psíquico evidenciou atenção dispersa, incapacidade de interpretar provérbios, pensamentos desconexos, com associações frouxas e respostas curtas."

    DSM-V: Fecha o critério de tempo, sintomas negativos, discurso desorganizado, comportamento grosseiramente desorganizado...

    [VER DSM-V pág 99 e CID-10 pág 93 e 94]

    De acordo com a CID é possível observar mais claramente a diretriz diagnóstica para a esquizofrenia simples que não trás em seu bojo de forma tão explícita alucinações e delírios diretamente como em outros subtipos, o que poderia causar dúvida sobre a afirmativa.

    Espero ter ajudado!

  • Esquizofrenia Simples é um quadro diagnóstico apresentado pela CID. 10

    F20.6 Esquizofrenia simples

    A. Desenvolvimento lentamente progressivo ao longo de um período de pelo menos um ano, de todos os três dos seguintes:

    (1) Uma mudança significativa e consistente na qualidade geral de alguns dos aspectos do comportamento pessoal, manifestado como perda de impulso e interesse, falta de objetivo, ociosidade, uma atitude introspectiva e de retraimento social.

    (2) Surgimento gradual e aprofundamento de sintomas "negativos", tais como apatia marcada, escassez de fala, lentidão, embotamento de afeto, passividade e falta de iniciativa e comunicação verbal pobre (através de expressão facial, contato olho a olho, modulação da voz e postura).

    B. Ausência, a qualquer momento, das experiências subjetivas anormais relacionadas em G1 em F20.0-F20.3 e de alucinações ou delírios bem formados de qualquer tipo, ou seja, o indivíduo jamais deve ter preenchido os critérios para qualquer outro tipo de esquizofrenia ou qualquer outro tipo de distúrbio psicótico.

    C. Ausência de evidências de demência ou qualquer distúrbio mental orgânico listado na seção F0.