Gabarito errado, um pouco dessa técnica:
A inoculação do estresse é um procedimento cognitivo-comportamental desenvolvido pelo psicólogo canadense Donald Meichenbaum para reduzir o estresse.
O treinamento de inoculação de estresse não é uma técnica isolada, mas um termo genérico que se refere a um paradigma de tratamento. O tratamento consiste em um plano de “adestramento” com técnicas específicas.
Esse plano de treinamento combina diferentes elementos. Esses elementos são os seguintes: ensino didático, discussão socrática, reestruturação cognitiva, resolução de problemas e treinamento em relaxamento, testes comportamentais e imaginados, autorregistro, autoinstruções e autorreforço.
De maneira mais específica, o treinamento de inoculação de estresse foi projetado para:
- Ensinar os pacientes sobre a natureza do estresse e do combate.
- Treinar os pacientes para que controlem pensamentos, imagens, sentimentos e comportamentos, tudo isso com o objetivo de favorecer interpretações realistas e adaptativas.
- Treinar os pacientes na resolução de problemas.
- Modelar e reproduzir as atuações reais, a regulação das emoções e as habilidades de confronto próprias do autocontrole.
- Ensinar aos pacientes a maneira de utilizar respostas desadaptativas como sinais para colocar em prática seus repertórios de confronto.
- Oferecer práticas de ensaio imaginado e ao vivo para fomentar a confiança do paciente e a utilização de seus repertórios de confronto.
- Ajudar os pacientes a adquirir conhecimentos suficientes para facilitar maneiras de abordar situações estressantes inesperadas.