SóProvas


ID
2576164
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

As normas contempladas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal envolvem:

Alternativas
Comentários
  • A moralidade administrativa se integra no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

    (Moralidade + Finalidade = Legalidade). 

    Caiu em prova uma vez, nunca me esqueço!   kkkkk  

  • Gabarito letra "B", inciso IV das regras deontologicas.

  • GABARITO: LETRA B

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Qual o erro da D?

  • Acredito que a letra "D" não esteja errada por si só; acontece que ela não consta do Decreto 1.171,

    mas sim do Decreto 6.029! O enunciado de uma questão da IDECAN ajuda a compreender:

    “Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura”. Assim determina o Decreto nº 6.029/2007 sobre as Comissões de Ética, importantes instrumentos preconizados pelo Decreto nº 1.171/1999 e que, posteriormente, tiveram a regulamentação de algumas de suas ações por meio do diploma legal retrocitado.

  • Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público (não inclui entidades que prestem serviços ao Poder Público), deverá ser criada uma Comissão de Ética