SóProvas


ID
2576218
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Tendo em vista o previsto no RIISPOA/2017, assinale a opção correta que correlaciona os critérios de julgamentos e destinações descritos abaixo com a doença específica para o caso.


I - Após remoção e condenação das áreas atingidas, as carcaças de suínos, caprinos, ovinos e búfalos que apresentem lesão localizada, reagentes ou não a testes diagnósticos para a doença em questão, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor.

II - Depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, as carcaças podem ser destinadas à esterilização pelo calor quando existam lesões concomitantes em linfonodos e em órgãos pertencentes à mesma cavidade.

Alternativas
Comentários
  • Art. 138. As carcaças e os órgãos de animais com sorologia positiva para brucelose devem ser condenados quando estes estiverem em estado febril no exame ante mortem. (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017)

    § 2º As carcaças dos suínos, dos caprinos, dos ovinos e dos búfalos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas
    atingidas. (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017)

     

    Art. 171. As carcaças de animais com tuberculose devem ser condenadas quando: (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017)

    § 2º Depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, as carcaças podem ser destinadas à esterilização pelo calor quando:

    III - existam lesões concomitantes em linfonodos e em órgãos pertencentes à mesma cavidade.

  • Reagentes positivos ou não para brucelose, com lesão localizada:

    Suínos, caprinos, ovinos e búfalos --> condicional calor

    Bovinos e equinos--> podem ser liberadas para consumo em natureza

    Em ambos os casos devem ser removidas e condenadas as áreas atingidas.