LETRA D
Parecer da ESAF
a) Bactéria produtora de esporo.
Várias bactérias são produtoras de esporos e não necessariamente causam surtos de toxinfecções alimentares, a exemplo do Bacillus thuringiensis. A questão perguntou sobre a principal característica: “Assinale, entre as opções abaixo, qual característica desta bactéria é a principal responsável pela sua presença em diferentes alimentos.”
b) Temperatura ótima de crescimento variando de 25 a 37oC.
Esta temperatura de crescimento entre 25 a 37ºC é a temperatura ótima de crescimento para a maioria das bactérias causadoras de toxinfecções alimentares, não sendo uma característica exclusiva do Bacillus cereus.
c) Temperaturas extremas de crescimento variando de 3 a 75ºC.
Esta temperatura extrema de crescimento entre 3 a 75ºC é comum para bactérias termófilas, não sendo uma característica do Bacillus cereus.
d) Bactéria habitante da rizosfera.
Esta é a alternativa correta, pois a presença do Bacillus cereus na rizosfera permite com que a bactéria seja carreada com os alimentos, a exemplo do arroz. Sendo a característica principal responsável pela sua presença em diferentes alimentos. Tal característica está relacionada com a ubiquidade dos microrganismos, ou seja, a capacidade de habitar os mais diversos locais que se deve basicamente a três fatores: o tamanho reduzido, que possibilita a dispersão; a variação e flexibilização metabólica existente no grupo que permite se adaptar rapidamente às condições ambientais; e a sua grande capacidade de transferência horizontal de genes.
e) Crescimento numa ampla faixa de pH, variando de 2 a 10.
Também tal característica não é exclusiva do Bacillus cereus, que pode suportar uma faixa de pH entre 4,9 a 9,3.
Fonte: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/concurso-mapa-2017/pareceres_prova_objetiva.pdf