SóProvas


ID
2576425
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A Redação Oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da Republica, é conceituada como aquela que rege os atos normativos e comunicativos do Poder Público. Nesse sentido, pode-se inferir que suas principais características estão relacionadas ao:

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA B

     

    A REDAÇÃO OFICIAL DEVE CARACTERIZAR:

     

    - IMPESSOALIDADE

    - USO DO PADRÃO CULTO DA LINGUAGEM

    - CLAREZA

    - CONCISÃO 

    - FORMALIDADE

    - UNIFORMIDADE

     

  • GABARITO: B

     

    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais

     

    Fonte: MRPR

    Bons estudos. Não desistam!

  • Boa tarde;

     

    ·         Formalidade: Rito de comunicação (Pronome de tratamento/Vocativo, Fecho, identificação do signatário)

     

    ·         Uso do padrão culto de linguagem: neologismo, estrangeirismo, linguagem técnica (Proibidos: Linguagem burocrática, jargão, gíria, regionalismos, preciosismo).

     

    ·         Uniformidade: As comunicações oficiais devem nortear-se pela uniformidade, pois há sempre um único comunicador: o serviço público e o receptor é o poder público e o particular (São tratados de forma homogênea ou igual).

     

    ·         Clareza: Simplicidade

     

    ·         Concisão: Evitar expressões desnecessárias (Linguagem econômica)

     

    ·         Objetividade

     

    Quer uma motivação extra em sua preparação e um agregamento ao seu desenvolvimento pessoal, visite: https://www.youtube.com/channel/UCSbc0kZYlDUdpP0iZpvWlCA?view_as=subscriber

     

    Bons estudos

  • Atilla Almeida, 


    Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

  • a)seu caráter pessoal, próprio do assunto tratado, mantendo certo grau de formalidade, direcionada, exclusivamente, ao servidor público, com interferência da opinião do redator.

    R= Errado (Linguagem Impessoal, portanto, sem opinião do redator)

     b)seu caráter impessoal e conciso, fundamentada no uso da norma culta da língua, dada a sua formalidade.

    R= Correto

     c)seu caráter eminentemente formal, construído pela argumentação.

    R= Errado / A redação Oficial se caracteriza pela Consisão (não faz uso de argumentação)

     d)seu caráter eminentemente informal, construído pela argumentação, com o propósito de atender à disposição constitucional, obedecendo a certa tradição. 

    R= Errado. Os mesmos erros se repetem. A redação Oficial se caracteriza pela sua formalidade.

     e)seu caráter impessoal e conciso, construído a partir de uma linguagem informal, com o propósito de atender à disposição constitucional, desobedecendo à tradição

    Obs: Sobre a "tradição" usada em algumas alternativas, de fato ela ocorre principalmente em relação a pronomes de tratamento.
    "Como visto, o emprego dos pronomes de tratamento obedece a uma secular tradição, são de uso consagrado.
    Vossa Excelência é usado para as seguintes autoridades:"...

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/redacao-oficial-em-discursivas/

  • GAB. LETRA B.

    Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.