SóProvas


ID
2576449
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando que a Coordenação do Curso de Letras, do Campus III, Guarabira, da Universidade Estadual da Paraíba, deseje emitir comunicação oficial ao Diretor Geral do Campus, com o intuito de solicitar um laboratório de leitura, assinale a alternativa que mostra o expediente a ser empregado em tal comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "A"

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem
    estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação
    eminentemente interna.

  • Boa noite,

     

    Memorando (Comunicação interna, mesmo órgão independentemente do nível hierárquico);

    A finalidade do memorando é a de estabelecer a comunicação entre unidades de um mesmo órgão, não havendo restrições sobre o assunto tratado em seu conteúdo.

     

    Características:

    ·         Agilidade

    ·         Simplicidade

     

    Não usa-se vocativo

    Memorando = Mesmo órgão, interno, destinatário mencionado pelo cargo

     

    A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

     

    Fonte: meus resumos !

     

    Bons estudos

  • Menorado:       cuidado para não se confundir com o requerimento, pois o requerimento e um direito liquido e certo, e neste caso não e direito certo e sim um pedido que pode ser atendido ou não. 

  • MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

    3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade

            O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

            Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

            Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

    3.4.2. Forma e Estrutura

            Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

            Exemplos:

            Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos

  • Memorando

    Correspondência interna: entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção! Vale destacar que, no MRPR, o termo “órgão” é empregado no sentido amplo, fazendo referência a qualquer tipo de instituição, entidade, empresa etc.

     

  • GABARITO = a)

    ​----------------------------------------------------------------------------------

    a) Memorando

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem
    estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.

     

    Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

     

    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes,
    etc.
    a serem adotados por determinado setor do serviço público.


    Sua característica principal é a agilidade.

     

    Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.

     

    Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário
    deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

    ----------------------------------------------------------------------------------
     

  • Memorando pq é do mesmo orgão né!

  • Não garotinho(nha)!!! Requerimento é o instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga dententor. (Manual de Redação da Câmara dos Deputados..pag. 47).

  • ATENÇÃO! Memorando é muito cobrado em provas.

     

  • Considerando que a Coordenação do Curso de Letras, do Campus III, Guarabira, da Universidade Estadual da Paraíba, deseje emitir comunicação oficial ao Diretor Geral do Campus, com o intuito de solicitar um laboratório de leitura, assinale a alternativa que mostra o expediente a ser empregado em tal comunicação. 

     

    R= Letra AMEMORANDO (Correnspondência utilizada no âmbito de um mesmo orgão ou entidade, para expor assuntos referentes às necessidades administrativas em geral) 

     

    Obs: Para quem ficou na Duvida entre Memorando e Requerimento: 

    REQUERIMENTO= é a solicitação de um direito amparado por lei. Ex.: Requerimento para solicitar licença paternidade. / Já a solicitação de um laboratório não possui esse amparo. 

     

  • 5 "O padrão ofício

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era: a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses"

    Manual de redação da Presidência da República – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018. p.27

    Erros? Chama no privado e eu corrijo.

  • Facilmente elimina-se B, C e D. Ficando entre Letra A (Memorando) e Letra E (Requerimento).

    Como o Requerimento está relacionado à solicitação de direito ou concessão, elimina-se também a letra E.

    Logo, Letra A é a CORRETA.