SóProvas


ID
2580010
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Diante do ataque terrorista do dia 31/10/2017 em Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, veio a público sugerir o endurecimento nas leis de imigração. “Somos tão politicamente corretos que temos medo de fazer qualquer coisa”, disse.

                                                                       Internet:<https://g1.globo.com>  (com adaptações).

Considerando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item subsequente.


O autor do ataque mencionado utilizou-se do mesmo método já levado a cabo na Europa: o atropelamento de transeuntes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

     

    "O atentado em Nova York, nesta terça-feira (31/10/2017), foi o oitavo em que os autores usaram um atropelamento como forma de atingir as vítimas em 2017. Antes, ainda este ano, pessoas foram atropeladas em ataques em Edmonton (Canadá), Barcelona, Paris, Estocolmo e Londres. Apenas na capital inglesa foram três ataques do mesmo tipo. Em 2016, atentados semelhantes tinham acontecido em Berlim, na Alemanha, e Nice, na França." 

     

     

    fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/atentado-em-nova-york-foi-o-oitavo-com-atropelamento-em-2017.ghtml

  • Apenas um detalhe a acrescentar, esse fenômeno decorre da descentralização das células terroristas que, a exemplo do Estado Islâmico, atuam de sozinhas. Cuidado, a Al Qaeda não é descentralizada. E MUIO MAIS CUIDADO: Os caras não são xiitas, são sunitas.

  • é mais facil cair em provas/2018 atentado ás escolas, do que esses atropelamentos
    ou do maluco do texas da sacada do APTO e do outro maluco que matou 25 numa igreja do texas tbm

  • Roberto Sanches, o do apartamento foi em Nevada, não Texas

  • Fiquei na dúvida, bateu o ataque de Vegas na cabeça

  • Se alguém souber um link com a lista dos últimos atentados, por favor nos envie.

  • No dia 1 de novembro de 2017, 8 pessoas morreram e 11 ficaram graves entre os 15 feridos em um ataque que, segundo o então prefeito de Nova York, Bill de Blasio ( reeleito em 2017), configurou-se como um ataque terrorista. Um homem dirigindo uma caminhonete invadiu uma ciclovia em Nova York, atingindo propositadamente pessoas que lá estavam.
    As redes de televisão rapidamente identificaram o agressor como Sayfullo Saipov, de Tampa, Flórida. Segundo o site White Pages, o homem mora em Tampa desde junho de 2011 e tinha outros endereços em Ohio. Foi fichado por várias infrações de trânsito. 
    O episódio é semelhante ao que aconteceu em maio, quando um motorista atropelou na Times Square, o epicentro turístico de Nova York, um total de 23 pessoas –uma delas morreu–, mas não foi um ato terrorista. 
    O ato de Nova York é o mais recente de um padrão promovido pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) de dois anos para cá. Consiste em usar veículos como armas mortais. embora ainda se desconheça se o motorista tem alguma ligação com o grupo. No entanto, O FBI acusou Saipov, que havia imigrado para os Estados Unidos do Uzbequistão em 2010, com múltiplas acusações, como assassinato, destruição de um veículo a motor e apoio material para uma organização terrorista.
    Percebe-se assim que, sendo o método utilizado pelo agressor o mesmo utilizado por membros e simpatizantes do Estado islâmico, a afirmativa é correta.
    Gabarito do professor: CERTO.