SóProvas


ID
2580205
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do processo organizacional, julgue o item a seguir.


O planejamento conservador é o planejamento que visa à adaptabilidade e à inovação da organização, preocupando-se com a melhoria das operações e das práticas vigentes na empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, AckofP aponta três tipos de filosofia do planejamento:


    1. Planejamento conservador. É o planejamento voltado para a estabilidade e para a
    manutenção da situação existente. As decisões são tomadas no sentido de obter
    bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente
    o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é
    conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais
    preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar
    oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva
    no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.

  • GAB: ERRADO

     

    PLANEJAMENTO CONSERVADOR. É o planejamento voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. As decisões são tomadas no sentido de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas vigentes. O planejamento conservador ou defensivo está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar novas oportunidades ambientais. Sua base é retrospectiva, aproveita a experiência passada e projeta para o futuro.

     

    Fonte:http://www.ceap.br/material/MAT2904201031842.pdf

  • Como pode ser conservador e ao mesmo tempo preocupar-se com adaptabilidade e inovação da organização? Pensei: não faz sentido. 

  • Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff' aponta três tipos de filosofia do planejamento estratégico:

    1. Planejamento conservador ou defensivo: É o planejamento voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. As decisões são tomadas no sentido de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas vigentes. O planejamento conservador ou defensivo está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar novas oportunidades ambientais. Sua base é retrospectiva, aproveita a experiência passada e projeta para o futuro.

    2. Planejamento otimizante ou analítico: É o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação da organização. As decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante ou analítico está baseado em uma preocupação, em melhorar as práticas vigentes na organização. Sua base é incremental no sentido de melhorar continuamente as operações, tornando-as melhores a cada dia.

    3. Planejamento prospectivo ou ofensivo: É o planejamento voltado para as contingências e para o futuro da organização. As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos, através de uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-la às contingências que surgem no meio do caminho. O planejamento prospectivo ou ofensivo é o contrário do planejamento retrospectivo que procura a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é a aderência ao futuro, no sentido de ajustar-se às novas demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

     

  • Gab: Errado.

    O conservador quer conservar a situação existente e não inovar.

  • Planejamento otimizante. É o planejamento voltado para a adaptabilidade e inova­ção dentro da organização. As decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incrementai no sentido de melhorar continuamente, tomando as operações melhores a cada dia que passa.  

     

  • Conservador querendo inovar? GAB E

  • Gabarito: FALSO.  A questão descreveu a filosofia de planejamento otimizante.

     

    1- Planejamento conservador: voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. As decisões são tomadas no sentido de obter bons resultados , mas não necessariamente os melhores possíveis.  Preocupação com sanar deficiências e problemas internos ao invés de explorar oportunidades no ambiente futuro. Usa base retrospectiva , usa experiência passada para projetar o futuro

     

    2- Planejamento otimizante: voltado para adaptabilidade e inovação dentro da organização. Decisões objetivam o melhor resultado possível, minimizando recursos e maximizando o uso dos recursos disponíveis. Usa base incremental, tornando as operações melhores a cada dia

     

    3- Planejamento adaptativo: voltado para as contingencias e para o futuro da organização.  As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos e ajustar as contingencias que surgem no meio do caminho. Ele procura reduzir o planejamento retrospectivo. Sua base é aderente, no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingencias

     

    Veio de algum livro do Chiavenato que eu tenho

  • Ja dá para ver o erro, no começo do enunciado, quando o examinador traz " conservar " e " inovar " . ou um ou outro

  • ERRADO. Conservador = Resistente a mudanças.

  • Planejamento estratégico
     I) Planejamento conservador ou defensivo: Estabilidade e manutenção da situação existente. Sua ênfase é conservar as práticas 
    vigentes. Está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos. 
     II) Planejamento otimizante (OTIMIZAR SIGNIFICA TORNAR ÓTIMO OU IDEAL) ou analítico: Adaptabilidade e inovação da organização. Está baseado em uma preocupação, em melhorar as práticas vigentes na organização. Sua base é incremental (desenvolver ou aumentar alguma coisa) no sentido de melhorar continuamente as operações, tornando-as melhoresa cada dia.
     III) Planejamento prospectivo ou ofensivo: Voltado para as contingências e para o futuro da organização. Sua base é a aderência ao futuro, no sentido de ajustar-se às novas demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências (possibilidade de que alguma coisa aconteça ou não).

  • Muita gente com paixão ao liberalismo, porém tem medo de enfretá-lo no mercado de trabalho, escondendo-se em na esfera pública, sendo assim seja mais coerente!

  • Gab: ERRADO


    Conservador é acomodado, não quer inovação. Se conserva como está e tá perfeito!

  • ERRADA. QUEM GOSTA DE CONSERVAR NÃO GOSTA DE MUDANÇAS.

  • Planejamento Conservador

    *Manutenção da Empresa;

    *Corrigir Deficiências/ Falhas;

    *Tradicional;

    *Ambientes estáveis.

  • GABARITO: ERRADO

    Essa não precisa nem de textão. Se é conservador, ele, consequentemente, não procura por inovação.

  • Gabarito: ERRADO (Para quem já completou as 10)

    Quem não tem competência para criar, tem que ter coragem para copiar (Quadrix sonha ser enteada do Cespe).

    Pelo menos se esforça em melhorar!

    FILOSOFIAS DO PLANEJAMENTO

    Conservar é não alterar (imagine uma sardinha numa lata)

    Planejamento Conservador:

    - Estabilidade/Manutenção

    - Ambiente estável

    - Continuidade do sucesso

    Planejamento Otimizante:

    - Adaptabilidade/Melhoria/Inovação

    - Ambiente dinâmico

    - Reação às mudanças

    Planejamento Adaptativo:

    - Contingências/Futuro

    - Ambiente mais dinâmico

    - Antecipar-se a eventos e Identificar ações

  • ERRADO

    Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento:

    ▸Planejamento conservador: é o planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas a fim de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva, no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.

    ▸Planejamento otimizante: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas a fim de se obter o melhor resultado possível para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental, no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa.

    ▸Planejamento adaptativo: é o planejamento voltado para as contingências e o futuro da organização. As decisões são tomadas a fim de harmonizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-las às contingências que surjam no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente, no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências

  • Segundo Ackoff, temos três tipos de filosofia de ação do planejamento: conservador, otimizante e adaptativo.

    A filosofia conservadora busca a manutenção da situação atual e não a adaptação da organização (filosofia adaptativa), tampouco a melhoria das operações (filosofia otimizante).

    Gabarito: Errado

  • ERRADO

  • ERRADO

    O planejamento conservador visa à estabilidade e manutenção da situação atual.

    O planejamento OTIMIZANTE é o planejamento que visa à adaptabilidade e à inovação da organização, preocupando-se com a melhoria das operações e das práticas vigentes na empresa.