-
O Gerenciamento de Escopo. Sem o escopo não existe projeto, pois é no escopo que está definido todo o trabalho que devemos realizar garantindo que apenas o que foi definido seja realizado. Ou seja, o líder de projeto deve assegurar que não haja trabalhos além do que foi planejado, evitando o “Gold Plating”, que é o trabalho adicional ao escopo. Muitas pessoas devem achar esse conceito estranho, mas vamos parar para analisar, esse trabalho adicional ao escopo não foi aprovado pelo patrocinador, portanto seria uma falta de ética gastar tempo e dinheiro em funcionalidades que não foram aprovadas. Para que um trabalho adicional ao escopo possa acontecer, é necessário passar pelo processo de aprovação de mudanças, logo, com a mudança analisada, aprovada e com o escopo atualizado, aí sim o trabalho deve ser feito.
Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/gestao-de-projetos-o-gerenciamento-de-escopo/
-
GAB. CERTO
''O gerenciamento do Escopo do projeto consiste na DESCRIÇÃO DETALHADA do PROJETO e do PRODUTO: não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto, e, por outro lado, deve descrever com exação os processos de trabalhos que asseguram cada etapa de sua execução: resumindo, descrevem-se todos os passos e ao mesmo tempo somente o necessário para a perfeita execução do projeto.''
Fonte: PMBOK 5ª ed.
-
Definição presente no PMBOK: O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso.
-
O Gerenciamento do escopo trata definição e controle do que está e não incluído no projeto, a fund. do planjt do projeto.
-
O escopo (corpo) delimita as fronteiras de um projeto.
-
escopo é o alvo
-
escopo é o alvo
-
Gab: CERTO
Acrescentando...
- Escopo do Produto: descreve as características do produto.
- Escopo do Projeto: descreve o trabalho necessário para entregar o produto.
Erros, mandem mensagem :)