-
8.2. Melhoria contínua (Kaizen)
A melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional lenta, suave e ininterrupta, centrada nas atividades em equipes. Visa aumentar a qualidade dos produtos e serviços dentro de programas a longo prazo. Seu foco é a melhoria gradual e contínua, através da colaboração e participação das pessoas, para realizarem suas tarefas um pouco melhor a cada dia.
Atenção → O foco do Kaizen é melhorar continuamente a qualidade dos produtos e serviços, com o apoio das equipes de trabalho.
Nem sempre os grupos de pessoas podem ser considerados uma equipe; para que sejam definidas como tal, devem trabalhar juntas, interagir umas com as outras, possuir habilidades complementares e ter objetivos comuns a perseguir. Equipes são mais que um “grupo de pessoas”. Regra geral, as equipes são escolhidas, treinadas, motivadas, avaliadas, perseguem objetivos/metas comuns, e, ao final, são recompensadas pelos resultados obtidos.
Atenção → Equipes são mais que um simples grupo de pessoas – mas grupos podem evoluir e tornarem-se equipes se atuarem de forma colaborativa e perseguirem objetivos comuns.
O Kaizen promove a melhoria através da eliminação de problemas identificados, objetivando fazer melhor as atividades/tarefas e conquistar resultados específicos relacionados à satisfação dos clientes, ou relacionados com a redução de custos de fabricação, estoques e distribuição.
Dez princípios encontram-se relacionados ao uso dessa ferramenta: promover aprimoramentos contínuos; enfatizar os clientes; reconhecer os problemas abertamente; promover a discussão aberta e franca; criar e incentivar equipes de trabalho; gerenciar projetos por intermédio de equipes multifuncionais; incentivar o relacionamento entre as pessoas; desenvolver a autodisciplina; comunicar e informar todas as pessoas; treinar e capacitar todas as pessoas.
-
Uma das ferramentas de gestão, que contribui e muito para que a melhoria contínua aconteça dentro da organização, denomina-se BSC (Balanced Scorecard), que é uma sigla que pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho.
Portanto, o Balanced Scorecard, é mais do que mensuração de desempenho, pois, constitui uma valiosa ferramenta estratégica de gestão, permitindo que a organização avalie, obtenha feedback do cumprimento das ações e sincronize o seu negócio, bem como o serviço e todos os colaboradores em prol dos objetivos organizacionais, contribuindo para que exista inter-relacionamento departamental, integração, interação, criatividade e sinergia, além de propiciar, a realização de medidas financeiras e não-financeiras, de comunicação, permitindo haver o feedback com relação ao planejamento estratégico adotado com as ações operacionais.
O objetivo maior do Balanced Scorecard é de proporcionar alinhamento de todos e de tudo dentro da organização à estratégia organizacional, em busca do cumprimento das ações traçadas, procurando então, alcançar as metas e objetivos garantindo o foco, o que contribui e muito para uma tomada de decisão acertada.
-
Contínua e temporária em uma mesma frase.
-
A melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional, radical e temporária, centrada nas atividades em grupo das pessoas.
Erro da questão é que tecnica de mudança radical é a reengenharia.mas se a banca afirmar que a reengenharia busca uma melhoria contiínua também estará errada pois ela não busca consertar nada ela busca melhorias radicais nos processos.
-
A melhoria contínua também chamada de Kaizen é uma mudança lenta,gradual, contínua e constante.
lembre-se que mudança radical é na reengenharia.
-
Contínuo ≠ temporário.
Mudança gradual e contínua = Kaizen (gestão da qualidade)
Mudança brusca, radical, do zero = Reengenharia (gestão de processos)
Cuidado! Porque as bancas fazem essa mistura, constantemente, e uma não tem a ver com a outra. Reengenharia não se relaciona com programas de melhoria da qualidade.
-
A melhoria contínua, tambem chamada de KAIZEN, é uma mudança lenta, gradual, contínua, constante. GESTÃO DE QUALIDADE
Na gestão de processos é que vemos a mudança brusca e radical
-
ERRADO
O próprio nome já diz : "melhoria contínua", ou seja, é frequente, constante, regular....
"A filosofia da melhoria contínua deriva do kaizen (do japonês kai, que significa mudança, e zen, que significa bom). Kaizen é uma palavra que significava um processo de gestão e uma cultura de negócios e que passou a significar aprimoramento contínuo e gradual, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido de todos os membros da organização no que ela faz e na maneira como as coisas são feitas. O kaizen é uma filosofia de contínuo melhoramento de todos os empregados da organização, de maneira que realizem suas tarefas um pouco melhor a cada dia. Fazer sempre melhor."
- CHIAVENATO, 2009.
-
Se é contínua não pode ser temporária!
-
Reengenharia = mudanças radicais
Melhoria Contínua = mudanças incrementais e graduais
-
ERRADA
A REEGENHARIA é uma técnica de mudança organizacional, radical e temporária, centrada nas atividades em grupo das pessoas.
MUDANÇA RADICAL = REENGENHARIA
-
A melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional, radical e temporária, centrada nas atividades em grupo das pessoas. Resposta: Errado.
Comentário: uma questão responde a outra => Q860083
O processo de reengenharia é conduzido em uma organização de forma a realizar mudanças incrementais e graduais nos processos da organização. Resposta: Errado.
Comentário: uma questão responde a outra => Q898322
-
REENGENHARIA MELHORIA CONTÍNUA
De cima para baixo (Operários; Rápida, drástica, radical). X De baixo para cima (Diretoria)
Rompe com o status quo. X Lenta, gradual
Cria um processo inteiramente novo baseado na TI. X Melhora do processo existente.
-
A melhoria continua consiste em pequenas mudanças continuas e constantes visando sempre melhorar a qualidade da empresa, mas acima de tudo o foco sempre sera no cliente.
"A melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional, radical e temporária, centrada nas atividades em grupo das pessoas."
Correto: "A melhoria contínua é uma técnica de mudança pequena, constante e continua"
-
Gab: ERRADO
Melhoria contínua temporária!? de rocha?
-
Gabarito: ERRADO
Questão: A melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional, radical e temporária, centrada nas atividades em grupo das pessoas.
A metodologia Kaizen (ou Melhoria Contínua) está relacionada ao alcance da melhoria contínua em todos os níveis do processo ou da organização. A qualidade, portanto, deve ser uma responsabilidade de todos.
É uma técnica de mudança organizacional que acontece de forma incremental e contínua, atuando no nível operacional e funcionando de baixo para cima na organização.
-
mudança incremental: contínua
mudança radical: busca do novo
-
Para resolução da questão em análise, faz-se
necessário o conhecimento sobre melhoria contínua.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
O conceito de melhoria contínua, ou Kaizen, está
atrelado à qualidade. Pois, Kaizen é de origem japonesa e quando traduzido está
ligado ao melhoramento ou mudança para melhor. Essa melhora não está relacionada
apenas com ao âmbito de produção da organização, mas na forma de vida e
comportamento do indivíduo, dentro e fora da empresa.
Portanto, melhoria contínua é um processo de
constante, o qual abrange todos os integrantes da organização e prioriza buscar
o aumento da produtividade, a diminuição do desperdício, o stress e os diminuir
os acidentes de trabalho. As melhorias não precisam ser grandes, mas devem ser
contínuas e constantes, logo é uma mudança endêmica. Lembre-se de alguns
princípios dessa teoria: promover o aprimoramento contínuo, enfatizar os
clientes, reconhecer os problemas abertamente, estimular a discussão aberta e
franca, dentre outros.
Ante o exposto, a questão está ERRADA, uma
vez que trouxe o conceito de reengenharia e não de melhoria contínua. Pois, a
reengenharia é a reestruturação radical dos processos que visam alcançar
drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho,
tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e
pública: provas e concursos. 5ª ed. São Paulo: Manole, 2018.
Gabarito do Professor: ERRADO.