-
O conceito de qualidade evoluiu para a visão da satisfação do cliente, e hoje é definido como qualidade total, cujo foco principal das ações é o cliente. Qualidade é a “totalidade de características de um ente (organização, produto, processo etc.) que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas dos cidadãos” (ISO 9000).
Nesse contexto, a qualidade põe em primeiro lugar o cliente, suas preferências e sua satisfação, e desloca para o segundo plano os interesses da organização. Assim, os produtos e serviços devem ter qualidade para satisfazer às necessidades dos clientes e, se possível, superar suas expectativas.
A “qualidade total é a preocupação com a segurança e a qualidade do produto ou do serviço, a cada passo do processo, desde a entrada dos insumos até a utilização pelo cliente e a verificação de sua satisfação” (José Monteiro, 1991). Para o Ipea (1991), qualidade total é um novo modelo gerencial, fundado na motivação e participação de todo o pessoal na estrutura organizacional formal. Seus resultados se materializam, continuamente, em todas as facetas da instituição, traduzidos, sobretudo, em bem-estar de seus empregados e satisfação de seus clientes.
A qualidade total representa, então, a busca da satisfação do cliente e de todos os demais interessados, e a busca da excelência organizacional, mediante a ação sinérgica em que o todo sobrepuja a soma das partes. Na qualidade total também se busca a redução de custos, que, regra geral, é obtida mediante a redução do desperdício.
Com a qualidade total surgiram os conceitos de gestão e de controle da qualidade. A “Gestão da Qualidade Total – TQM – é o gerenciamento de todos os elementos, internos e externos à empresa, relacionados com o empreendimento, para avaliar o grau de eficiência e eficácia”. A TQM foca a qualidade do gerenciamento do negócio, abrangendo de forma sistêmica a gestão do processo produtivo e a gestão organizacional. O “Controle Total da Qualidade – TQC compreende as atividades de controle em todas as fases das quais depende a satisfação do cliente”.47
-
Reposta Certa!
Segundo Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração, enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais, desde o pessoal do escritório e do chão de fábrica até a alta cúpula em um envolvimento total.
A qualidade total deve ser aplicada a todas as áreas e níveis da empresa, devendo sempre começar do topo, com comprometimento total da alta administração. Este apoio é fundamental para o sucesso da abordagem.
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/qualidade-total-o-que-e-e-como-funciona/
-
Se a questão colocasse a palavra "somente" após "aplicável" tornaria a questão incorreta?
-
O kaizen ou também chamado de melhoria contínua procura promover melhorias objetivando FAZER MELHOR AS ATIVIDADES E TAREFAS que também podem ser chamados de (NÍVEL OPERACIONAL).
Qualidade total: Representa a busca da satisfação do cliente, cidadãos, organização,funcionários e de todos os demais interessados
-
A melhoria continínua, ou Kaizen, busca a melhoria continua, gradual, em rotinas e tarefas. Logo, está relacionado ao lado operacional da coisa.
A GQT, busca o cooperativismo e a quebra de barreiras entre os departamentos, trazendo a melhor qualidade ao cliente. Isso envolve o zelador o porteiro, o gerente, o presidente....
-
A melhoria contínua é top down ou botton up? fiquei em dúvida quanto aos comentários.
-
CERTO!
A qualidade total é uma decorrência da aplicação da melhoria contínua em processos dentro de uma empresa. É conhecida como “total”, uma vez que o seu principal objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
FONTE: http://www.sobreadministracao.com/qualidade-total-o-que-e-e-como-funciona/
*top-down: QUALIDADE TOTAL
*bottom-up: MELHORIA CONTINUA
OBS: corrija-me por mensagem caso eu esteja errada, por favor
-
Queston: Correta-lhes!
O que é a “Melhoria Contínua”?
A metodologia Kaizen (ou Melhoria Contínua) está relacionada ao alcance da melhoria contínua em todos os níveis do processo ou da organização. A qualidade, portanto, deve ser uma responsabilidade de todos.
É uma técnica de mudança organizacional que acontece de forma incremental e contínua, atuando no nível operacional e funcionando de baixo para cima na organização.
O que significa a expressão Qualidade Total (TQM)?
A TQM é um programa de melhoria contínua que irá englobar toda a organização em todos os seus aspectos, incluindo, desde o nível operacional e administrativo, até a cúpula estratégica da organização.
-
A melhoraria continua somente é aplicada no nível operacional?
-
Cara, sofro demais com essa matéria.. misericórdia
-
Lida a questão, vamos para a resolução.
A questão em análise nos faz
refletir sobre a diferença entre a metodologia de melhoria contínua ou
kaizen e a Gestão da Qualidade
Total ou Total Quality Management (TQM). O kaizen é um termo japonês que significa “melhoramento" ou “mudança para melhor".
Essa metodologia visa ao aprimoramento contínuo de todos os integrantes de uma
empresa. Ademais, a Gestão da Qualidade Total é uma metodologia que visa
a prevenção de defeitos e considera toda a empresa como responsável pela
qualidade. Possui foco nas necessidades do cliente e considera todas as partes
interessadas no processo produtivo como responsáveis pela melhoria contínua em
um esforço sistêmico.
Em face
do exposto, percebemos que a qualidade total está voltada para a organização
como um todo e que a melhoria contínua é uma metodologia de aprimoramento
pessoal ou operacional. Sendo assim, a questão em análise está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.