SóProvas


ID
2581207
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O poder organizacional pode ser configurado em tipos: autocracia, instrumento, missionária, meritocracia, sistema autônomo e arena política. Sobre poder organizacional, analise as assertivas.


I - O poder é concentrado em um só influenciador, o mais alto chefe da organização, líder poderoso, que define e maximiza as metas que devem ser perseguidas. Essa característica pode ser encontrada na autocracia

II - Na configuração missionária, o influenciador mais poderoso é a ideologia, que mantém a coalizão externa passiva. A dinâmica da organização é centrada em uma missão que domina toda a atividade organizacional.

III - Na configuração do tipo instrumento, a coalizão interna é burocrática e, nesse caso, a estrutura burocratizada não protege os empregados, levando-os a se comportarem de acordo com os interesses dos influenciadores dominantes.

IV - Os influenciadores, no sistema autônomo de poder organizacional, são os próprios membros da organização, principalmente seus administradores, que, para exercerem o controle interno, usam padrões burocráticos e trabalham com um sistema de metas claramente operacionalizado sem imposição externa.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Sobre a configuração de INSTRUMENTO:

    A organização é o instrumento para o alcance dos objetivos definidos pelo influenciador (de dentro ou de fora da organização). A coalizão interna é burocrática, hierarquia rígida e o poder flui de fora para dentro da organização.

  • O poder organizacional pode ser configurado em seis tipos: Autocracia, Instrumento, Missionária, Meritocracia, Sistema Autônomo (originalmente denominado Sistema Fechado) e Arena Política.

    Na Autocracia, o poder é concentrado na cúpula da organização, a gestão pode favorecer a competição e a dinamicidade e a CE(coalizão externa) é passiva.

    Na configuração do tipo Instrumento a organização serve de instrumento para o alcance dos objetivos do influenciador ou grupo de influenciadores que está fora da organização, o modelo de gestão é prescritivo e a CE é dominadora.

    Na configuração Missionária o influenciador poderoso é a ideologia, que mantém a coalizão externa passiva e patrocina uma forte identificação dos seus membros com as metas e objetivos ideológicos, via socialização e doutrinação.

    Na Meritocracia, os especialistas são os mais fortes influenciadores internos, a gestão estimula novas aprendizagens e inovação e a CE é passiva.

    Na configuração Sistema Autônomo os influenciadores são os próprios membros da organização, principalmente seus administradores, a gestão valoriza a autonomia e a competência, objetivando integração e crescimento da organização. A CE é passiva.

    A Arena Política é a configuração típica da organização em crise. A atividade política é significativamente aumentada e os influenciadores perseguem seus objetivos individuais, uma vez que são diminuídas as forças de integração.