SóProvas


ID
2581657
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Horas após o parlamento catalão aprovar uma resolução que dá início ao processo de independência da Catalunha, o conselho de ministros da Espanha decidiu destituir Carles Puigdemont do poder e anunciou a destituição de todo o governo catalão (a chamada Generalitat), assim como do diretor-geral da polícia, Pere Soler. Ao assumir as funções do presidente da Generalitat, o conselho assumiu o poder de dissolver o Parlament (o Parlamento catalão) e convocou eleições para o dia 21 de dezembro.

                                 Internet: <https://brasil.elpais.com> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.


O separatismo catalão inspira-se no caso basco, em que a população de algumas províncias espanholas logrou tornar-se independente, criando o que se chama de país basco.

Alternativas
Comentários
  • O separatismo catalão inspira-se no caso basco, em que a população de algumas províncias espanholas logrou tornar-se independente, criando o que se chama de país basco.

    Que venha a Abin! :) Sem luta não há vitória.

  • Movimentos separatistas na Catalunha:

    Os sentimentos separatistas na Catalunha acirram-se em função dos problemas econômicos enfrentados pela Espanha.

     

    A Espanha, assim como inúmeros outros Estados atualmente constituídos, é um território multinacional, ou seja, é formada por várias nações ou por diversos grupos étnicos regionais com identidade nacional diferenciada àquela do país ao qual pertencem. Nesse sentido, esse território é um dos principais locais do mundo em que há movimentos separatistas, com um forte clamor pela independência local em busca da constituição de um novo país.

    Esse é o caso dos catalães, que, assim como outros grupos étnicos espanhóis (tais como os Bascos e os Navarros, outros povos da Espanha), possuem um forte sentimento separatista, que é alimentado pelo nacionalismo arraigado que esse grupo regional possui.

    Os catalães, além de uma identidade própria, possuem o seu idioma específico: o Catalão, uma língua evoluída a partir do latim e que possui poucas semelhanças com o espanhol. Além disso, eles agregam-se na região da Catalunha, uma espécie de província autônoma da Espanha localizada ao sul da França e que possui até mesmo um parlamento próprio.

     

     

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/movimentos-separatistas-na-catalunha.htm

     

    GABARITO: ERRADO

  • O separatismo catalão não se inspira no movimento do País Basco espanhol. No País Basco, de 1959 a 2011, atuou uma organização armada, o ETA, que praticou diversos atos terroristas na Espanha, em sua luta pela independência da região. O que não ocorre na Catalunha. O País Basco é uma comunidade autônoma da Espanha, não logrou alcançar a sua independência.

  • Ao que se pode concluir com o caso dos bascos e dos catalães é que esses sentimentos separatistas em relação à Espanha tiveram duas matrizes diferentes: os primeiros possuem um cunho histórico e político muito fortes, enquanto os segundos seguem uma agenda cultural desde o movimento renascentista do século XIX. Diferenças à parte, os cientistas políticos consideram que a tendência é que eles não consigam suas independências durante os próximos anos, em face do forte apoio que o Estado Espanhol possui por parte da União Europeia e da ONU (Organização das Nações Unidas).

     

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/movimentos-separatistas-espanha-bascos-catalaes.htm

  • Gabarito ERRADO

  • Na Espanha, o que é chamado de País Basco na verdade não se configura como um país. A região basca usufrui de autonomia como a Catalunha e, da mesma forma, demanda separação do Estado Espanhol. Ambas as nacionalidades têm projetos independentistas mas não são originários um dos outro e há especificidades em cada um.
    Segundo o professor de Geografia Rodolfo Alves Pena, as matrizes do separatismo de uns e outros é diferente. Os Bascos estão na região norte da Península Ibérica há quase cinco mil anos, resistindo à várias tentativas de conquista, incluso do poderosíssimo Império Romano, na antiguidade. Mantiveram sua identidade cultural ainda que sob o domínio de povos germanos na época medieval. O idioma basco é, sem dúvida, o mais antigo falado em toda a Europa nos dias de hoje.
    Há bascos também no sul da França mas, seu relacionamento com o governo francês é mais harmônico porque formam um grupo pequeno, que corresponde à apenas 10% da população basca. Durante anos, depois da dura repressão da ditadura de Franco ( 1936/ 1975) , O grupo ETA ( Sigla de “Pátria Basca e Liberdade" em basco) utilizou atos terroristas para lutar pela liberdade. Depuseram as armas em 2011 mas, o grupo ainda existe. Nunca houve algo semelhante ao ETA na Catalunha. Renaixença foi um grande movimento restaurador da língua, literatura, e cultura catalã que se iniciou no princípio da primeira metade do século XIX
    Assim como o País Basco, a Catalunha também faz parte da Espanha desde o século XV mas a identidade dos separatismos é diferente. Os bascos têm uma questão política historicamente mais antiga do que a da Catalunha, cujo separatismo ganhou mais força após o movimento “Renaixença". Apenas, da mesma forma que na região basca, a luta dos catalães ganhou força depois do final da ditadura de Franco. Portanto, podemos inferir que a afirmativa está incorreta. 
    São ambos movimentos separatistas em relação ao Estado Espanhol mas..paralelos.
    Gabarito do professor: ERRADO.