SóProvas


ID
2581660
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Horas após o parlamento catalão aprovar uma resolução que dá início ao processo de independência da Catalunha, o conselho de ministros da Espanha decidiu destituir Carles Puigdemont do poder e anunciou a destituição de todo o governo catalão (a chamada Generalitat), assim como do diretor-geral da polícia, Pere Soler. Ao assumir as funções do presidente da Generalitat, o conselho assumiu o poder de dissolver o Parlament (o Parlamento catalão) e convocou eleições para o dia 21 de dezembro.

                                 Internet: <https://brasil.elpais.com> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.


Uma possível independência da Catalunha, região mais pobre da Espanha, pouco afetaria a economia do Estado espanhol.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    O QUE PERDE A ESPANHA

     

    1. Sua região mais próspera

     

    A Espanha ainda não se recuperou completamente da grave crise econômica que atravessou por quase uma década.

     

    Há cerca de 4 milhões de desempregados e mais da metade deles tem procurado trabalho nos últimos 12 meses, segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística) - sem os catalães, o número cairia para 3,4 milhões.

     

    Com a secessão, o país perderia sua região mais rica: em 2016, a Catalunha registrou um PIB recorde de 223,6 bilhões de euros, cifra superior à da economia do Equador e o dobro da do Panamá.

     

    A independência custaria à Espanha a perda de 19% de seu PIB e de 18,4% de suas empresas - resultando em um Estado mais pobre. O PIB per capita também cairia para 23,50 euros, segundo cálculos do professor Sagués.

     

    Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-41565422

  • Ao Contrário, a região da Catalunha é uma das mais importantes da espanhã, correspondente à cerca de 20% do PIB do país em questão! 

  • GABARITO: ERRADO

    "A ameaça do separatismo ronda toda a Espanha, que pode perder muito com a independência da Catalunha. A região representa apenas 6,3% do território e 16% da população espanhola, porém em 2015 foi responsável por 20,1% do produto interno bruto (PIB) do país.

    Além de uma grande peça de sua economia, os espanhóis ficariam sem uma de suas principais fontes de renda. Os catalães pagaram 20,8% dos impostos recolhidos pelo governo central em 2016. A Catalunha também é um dos principais locais turísticos da nação: 23,8% do total de visitantes que chegaram à Espanha no ano passado escolheram a região como destino principal.

    Para a especialista em política espanhola e movimentos nacionalistas europeus, Caroline Gray, o país ainda abandonaria um de seus muitos aspectos culturais únicos. “A Espanha é uma nação muito diversificada culturalmente, com muitas identidades nas suas muitas regiões, e perder a Catalunha seria falhar em encontrar uma forma de acomodar toda essa diversidade”, diz a britânica, professora da Universidade Aston."

    Notícia: 27/09/2017

    https://veja.abril.com.br/mundo/o-que-a-espanha-tem-a-perder-com-a-independencia-da-catalunha/

  •  A Catalunha é a região mais rica da Espanha. Representa 20% do PIB nacional. 

  • Gabarito ERRADO 

  • Tem que se atentar pras pegadinhas: a banca( jogou) região mas pobre? Catalão ?  nunca será ; tornou a questão errada . 

  • Se fosse a mais pobre, certamente a Espanha não estaria se importando com a separação.

    Gabarito: errado!

  • A Catalunha defende a ideia de que, por ser uma região rica, cede mais ao governo central espanhol do que recebe de volta. Para os catalães é fundamental o direito de gerir os impostos pagos na região e decidir o que deve ser repassado ao governo central. Há  a questão cultural que diferencia a região do resto da Espanha e,  também é necessário tomar em consideração o fato de que a Catalunha foi conquistada por Castela. Sua união dinástica fôra com Aragão.
    A Catalunha tem a perder com a separação. É possível que não seja aceita como Estado na União Europeia e tampouco na zona do euro, o que dificultaria seu acesso a mercados, pagamento de dívidas e compromissos. Também seria mais difícil o acesso à financiamento de pesquisas científicas e das universidades. A manutenção do exército, da seguridade social e das aposentadorias também sairia da esfera de responsabilidade do governo central espanhol.
    Mas, por outro lado, a perda da Catalunha significa para a Espanha a perda de sua região mais próspera, em um momento em que ainda não se recuperou totalmente da crise econômica iniciada em 2010. Segundo dados apresentados pela BBC News em sua página sobre o tema, a Espanha perderia algo em torno de 19% do PIB, por volta de 18,4% de suas empresas e 23, 50m euros na renda per capita. Os importantes portos de Barcelona e Tarragona passariam a ser exclusivamente catalães. Duas das 6 usinas nucleares, que produzem 40% da energia do país são na Catalunha . Para completar, a intensa atividade turística da região deixaria de beneficiar a Espanha.
    Por tudo que foi explicitado, percebe-se claramente que a afirmativa está incorreta. Há perdas para o Estado Espanhol , por ser a Catalunha uma região rica. Assim como a Catalunha também teria que arcar com algumas perdas significativas.

    Gabarito do professor: ERRADO.