SóProvas


ID
2581666
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Horas após o parlamento catalão aprovar uma resolução que dá início ao processo de independência da Catalunha, o conselho de ministros da Espanha decidiu destituir Carles Puigdemont do poder e anunciou a destituição de todo o governo catalão (a chamada Generalitat), assim como do diretor-geral da polícia, Pere Soler. Ao assumir as funções do presidente da Generalitat, o conselho assumiu o poder de dissolver o Parlament (o Parlamento catalão) e convocou eleições para o dia 21 de dezembro.

                                 Internet: <https://brasil.elpais.com> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.


Diversos movimentos separatistas estão presentes no território europeu, de que é exemplo a tentativa escocesa, em 2014, de se tornar independente do Reino Unido.

Alternativas
Comentários
  • Vivendo e aprendendo! Não sabia dessa. Gabarito: CORRETO

  • Correto.

     

    A Escócia votou, no dia 18 de setembro - 2014, para se tornar um Estado independente ao Reino Unido. Enquanto o sentimento nacionalista pesava pela separação, o fator econômico pendia para a permanência da união. O “não”, que respondia a pergunta “A Escócia deve ser um país independente?”, venceu nas urnas escocesas com apoio de 55% dos eleitores contra 45% do “sim” à cisão — foram 2.001.926 votos frente a 1.617.989. - 

     

    Fonte: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2014/10/escocia-diz-nao-e-fica/

  • Que isso Quadrix fato relacionado, mas do ano 2014? Atualidadeszzz

  • Gabarito CERTO

  • DINHEIRO >>> INDEPENDÊNCIA

  • Tá, mas na questão diz claramente: TENTATIVA. Não quer dizer que houve êxito, por isso marquei errada e errei a questão.

  • CERTO

     

    " Não é de hoje que territórios e países em diferentes partes do mundo buscam independência. O ano de 2014 foi agitado neste quesito. Da Crimeia, que foi recentemente anexada à Rússia em um controverso processo, à Escócia, que desejava a independência em relação ao Reino Unido, assim como Irlanda do Norte e País de Gales, à Catalunha, na Espanha, vários movimentos tentaram obter ou persistem na ideia de separação. "

     

     

    https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/geopolitica-quais-sao-e-o-que-querem-os-territorios-que-brigam-por-independencia.htm

  • De nada adiantou a morte de William Wallace :(

  • Desde o século IX a Escócia luta contra a Inglaterra buscando sair de sua esfera de influência direta. No entanto, já há algum tempo os escoceses trocaram a luta armada pela negociação . Buscam autonomia de seu parlamento pois, apesar dele ser representativo da população escocesa, está submetido ao parlamento da Grã-Bretanha (formada pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte)
    Desde 1707, pelo Act of Union, Inglaterra e Escócia foram unidas sob um estatuto político que não aquele baseado em união de famílias e coroas. Nascia o Reino da Grã-Bretanha. Passa então a haver parlamento único em Westminster e união aduaneira entre as duas nações. A união, naquela época, interessou aos endividados escoceses e aos ingleses, interessados em acabar com disputas dinásticas como já havia acontecido em épocas anteriores. 
    A década de 1930 é marcada pelo nascimento e crescimento de movimentos independentistas por toda a Europa. Na Grâ Bretanha também os irlandeses buscavam separação e houve a formação do Eire (Irlanda do Sul) como Estado independente. Na Espanha os movimentos da Catalunha e do País Basco ganham força. A Córsega luta pela independência em relação à França. Na Bélgica os valões reivindicam uma separação do Estado belga e uma união com os Países Baixos. 
    No norte da Itália regiões industriais da Lombardia e do Vêneto pretendem a independência da Padânia. Portanto, a fundação do Scottish National Party em 1934 não se configura como o único movimento separatista da Europa Ocidental. 
    O plebiscito de 2014, pelo qual os escoceses decidiram permanecer como parte da Grã- Bretanha é semelhante ao Referendum da Catalunha que, no entanto, foi contestado por Madri. 
    Os exemplos acima demonstram que a afirmativa proposta na questão está correta.
    Gabarito do professor: CERTO.