SóProvas


ID
2582977
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um trabalhador de 39 anos cai acidentalmente dentro de um cilo de açúcar sendo encoberto por grande quantidade do produto. É encontrado morto duas horas depois, apresentando externamente sinais gerais de asfixia. No exame interno, são reiterados os sinais gerais de asfixia, além da presença de grande quantidade de açúcar em vias aéreas superiores, traqueia, brônquios e esôfago. Qual o tipo específico de asfixia mecânica ocorreu nesse caso?

Alternativas
Comentários
  • SOTERRAMENTO

    É a modalidade de asfixia mecânica resultante da obstrução direta das vias respiratórias quando a vítima se encontra mergulhada num meio sólido ou pulverulento.

    É modalidade de sufocação DIRETA de origem acidental, especialmente nas avalanchas e no desabamento,ou homicida.

    No exame cadavérico observam-se cianose e equimoses na face e no pescoço e substancias inerentes ao meio pulverulento, como terra, cinzas, farinhas, cal, gesso na boca, na árvore respiratória, no esôfago e estômago, além de lesões traumáticas e dos sinais gerais de asfixia.

    A presença de corpos pulverulentos na traqueia, brônquios, esôfago e etômago é de importancia fundamental para o diagnóstico de lesão intra vitam, pois indica que a vítima respirou e viveu algum tempo após o soterramento.

    Delton Croce/Delton Croce Junior

  • Gab D

     

    Fui direto na sufocação direta :(

  • Mecanismos de morte no soterramento (não só a asfixia):

    ·         Sufocação indireta (compressão do tórax)

    ·         Sufocação direta por partículas como lama e areia

    ·         Confinamento (fica preso sem renovar o ar)

    ·         Ação contundente

     

    Bons estudos!

  • fui direto na sufocação direta pela segunda vez 

  • Equinose cervicofacial ou máscara equimotica de Morestin - aparece em casos de compressão do tórax, um tipo de sufocaçâo indireta / asfixia mecânica
  • GABARITO: D

     

    ASFIXIA: supressão da respiração

     

    Sinais Externos:

    -manchas de hipóstase/livores de hipóstase

    -cionose facial: + frenquente em estrangulamento e esganadura

    -projeção da língua

    -cogumelo de espuma: + comum em afogamento

    -equimoses da pele e mucosas (petéquias)

     

    Sinais Internos:

    -equimoses viscerais

    -sangue fluído

    -congestão visceral

     

    LETRA A. SUFOCAÇÃO DIRETA: obstrução da boca e das narinas. (comum em casos de infanticídio); obstrução das vias respiratórias  mais inferiores: obstrução de corpos estranhos, como pedaços de pao/objetos.

     

    LETRA B. CONFINAMENTO: permanencia de mais de um ou + indíviduos num mesmo ambiente restrito ou fechado, sem condições de renovação do ar respirável, consumindo oxigenio pouco a pouco e o gás carbonico vai sendo acumulado gradativamente.

     

    LETRA C. SUFOCAÇÃO INDIRETA: compreesão do tórax. Conhecida como "congestão compreesão de Perthes". Pode ser homocida ou acidental. Um dos sinais é a mascára equimótica de Morestin, que é produzida pelo refluxo sanguineo da veia cava superior em face da compressão torácica.

     

    LETRA D - GABARITO. SOTERRAMENTO: é a penetração de substancia sólia ou semissólida, pulverulenta ou granular na árvore respiratória. Pode se dividir em Soterramento em Sentido Amplo: todas as formas de morte em que o individuo fique coberto completamente por escombros. Não há resídiuos na árvore respiratória. Soterramento em Sentido Estrito: a vítima respirou o resíduo

     

    FONTE: WILSOM PALERMO, Medicina Legal (Sinopses JusPodvium)

  • Soterramento: colocação do individuo em ambiente fechado (hermeticamente).

  • Segundo Genival, "Soterramento é uma forma de asfixia mecânica motivada por obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. A presença desse material estranho nas vias respiratórias e digestivas é do mais alto valor no diagnóstico, porque depende essencialmente do ato vital de respiração e deglutição, não podendo,portanto, introduzirem-se tais substâncias post mortem. O diagnóstico se faz pelo estudo dos comemorativos e do local, pela presença de substâncias estranhas, sólidas ou semissólidas, principalmente pulverulentas, no interior das vias respiratórias, na boca, no esôfago e estômago e, ainda, pelos sinais gerais de asfixia.". Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 340


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • Cilo é com S.

  • Cilo é com S.

  • ASFIXIA POR OBSTACULIZAÇÃO À PENETRAÇÃO DO AR NAS VIAS RESPIRATÓRIAS

    Sufocação direta ou indireta esta relacionada com obstaculização do ato respiratório.

    DIRETA: obstrução da boca e das narinas OU das vias respiratórias inferiores

    INDIRETA: compressão sobre o tórax (homicida ou acidental) - chamada de "congestão de Perthes

    ASFIXIA POR TRANSFORMAÇÃO DO MEIO GASOSO EM MEIO SÓLIDO OU PULVERULENTO - SOTERRAMENTO

    É a penetração de substância sólida ou semissólida, pulverulenta ou granular, na árvore respiratória.

    Fonte: Sinopse de Medicina Legal, Juspodvm, Wilson Palermo, fls. 230/235, 2019.

  • Soterramento:

    É a asfixia que se realiza pela permanencia do individuo num meio sólido ou semissolido, de sorte que as substancias ai contidas penetram nas arvores respiratorias, impedindo a entrada de ar e produzindo a morte..

  • GABARITO: D.

    O soterramento em sentido amplo se dá por 4 mecanismos: a sufocação direta, que é a presença de substância pulverulenta na via aérea (soterramento em sentido estrito); a sufocação indireta, o confinamento e as lesões traumáticas contusas.

    No caso em questão, tendo em vista que incidiu mais de um mecanismo, a melhor alternativa seria o soterramento, já que este abrange todos os mecanismos elencados na questão.

  • Vocês não acham que poderia ter uma sufocação indireta também?
  • Soterramento: é uma forma de asfixia mecânica motivada por obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. É, na sua maioria, acidental e, muito raramente, homicida ou suicida, sendo a situação mais frequente o desmoronamento ou o desabamento.

    Sufocação indireta: a compressão, em grau suficiente, do tórax e abdome impede os movimentos respiratórios, levando, em consequência, à asfixia. É sempre acidental ou criminosa. Conhecida também como "congestão compressiva de Perthes". (ex: grandes multidões em pânico, crianças ou recém-nascidos que morreram quando dormiam com adultos no mesmo leito).

    Genival Veloso de França, Medicina Legal, 11ª ed., Rio de Janeiro, 2017.

    pág. 152-153

  • Não poderia ser uma sufocação direta pela obstrução das vias aéreas? soterramento por açúcar me parece muito estranho..

  • Soterramento: é uma forma de asfixia mecânica motivada por obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. É, na sua maioria, acidental, e, muito raramente, homicida ou suicida, sendo tais situações mais freqüentes no desmoronamento e no desabamento. O diagnóstico se faz pela presença de substâncias estranhas, sólidas ou semi-sólidas, principalmente pulverulentas no interior das vias respiratórias, na boca, no esôfago e no estômago e, ainda, pelos sinais gerais de asfixia. Sempre se encontram ainda lesões traumáticas de várias espécies, pelo desabamento ou desmoronamento, muitas delas capazes de por si só, produzirem a morte ou contribuírem para tento.

    Classificação: Divide as asfixias em três grupos distintos:

    -Asfixias puras (são manifestadas por anoxemia e hipercapnéia, e se dão por confinamento, por monóxido de carbono, obstrução da boca e das narinas pelas mãos ou das vias aéreas mais inferiores, por compressão do tórax, por afogamento e por soterramento); - SOTERRAMENTO É UMA ASFIXIA PURA

    -asfixias complexas (constrição das vias respiratórias com anoxemia e excesso de gás carbônico, interrupção da circulação cerebral e inibição por compressão dos elementos nervosos do pescoço. Se dá por estrangulamento e por enforcamento);

    -asfixias mistas (em que se confundem e superpõem em graus variados, os fenômenos circulatórios, respiratórios e nervosos, como, por exemplo, na esganadura).

    Sufocação: É a modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem de ar respirável pelo meio direto (oclusão dos orifícios e dos condutos respiratórios – sufocação por oclusão da boca e das fossas nasais e das vias respiratórias) ou indireto de obstrução (compressão do tórax e a sufocação posicional). É quase sempre de caráter criminoso e há necessidade de acentuada desproporção de forças da vítima e o agente. Além dos demais sintomas das asfixias em geral, podem ser encontrados marcas de unhas em derredor dos orifícios nasais e da boca nos casos de sufocação pelas mãos. É comum também encontrar lesões da mucosa labial pelo traumatismo desta sobre os dentes. Finalmente, poderá estar presente na árvore respiratória o corpo estranho causador da sufocação. A sufocação indireta também é conhecida como “congestão compressiva de Perthes”.

  • Soterramento: presença de corpos estranhos nas vias respiratórias, como terra ou substâncias pulverulentas. O cara também foi totalmente submerso de ''ALGO"

    Sufocação direta: Não se encontra nenhum corpo estranho dentro. MAS e no caso alguém se engasgar com semente de azeitona e depois morrer ? Para mim, acredito que seja sufocação direta mesmo, mesmo que tenha corpo estranho dentro...