-
Cronotanatognose (do grego, kromos = tempo, thanatos = morte e gnosis = conhecimento) é o capítulo da Tanatologia que estuda os meios de determinação do tempo transcorrido entre a morte e o exame necroscópico.
-
A dica está no comando da questão "em nosso meio". A temperatura é a menos útil por ser o Brasil um país de clima quente. Num dia de verão, a temperatura ambiente facilmente atinge os 36ºC, situação em que não haveria troca de calor e a temperatura do cadáver permaneceria constante.
-
Nas três primeiras horas a uma perda de 0,5graus por hora. Ja na 4 horas cai para 1 grau por hora
-
GABARITO D
Temperatura
Primeira hora = -0,5ºC
Segunda hora = -0,5ºC
Terceira hora = -0,5ºC
Quarta hora em diante = -1ºC a cada hora
-
Reni - que eu saiba IGP-SC fica em Santa Catarina, e a temperatura lá, não chega fácil aos 36º. Questão bem mal formulada.
-
O Bradil tem clima tropical. A questão é puramente teorica e abstrata!
-
Segundo Hercules, “Os clínicos sabem que, ao acordamos, temos uma temperatura corporal menor do que na parte da tarde; durante um exercício físico, nossa temperatura aumenta um pouco; as mulheres tem uma elevação da temperatura relacionada com o ciclo menstrual. Várias são as condições clínicas que causam alteração da temperatura para mais ou para menos. Assim, não há como saber a temperatura verdadeira do indivíduo ao morrer.". HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs: 147
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
-
Menos útil porque precisaria saber a temperatura antes da morte,informação difícil para o perito. Além disso, tem valor relativo.
-
ALGOR (resfriamento): com a falência do sistema termorregulador, a tendência é equilibrar a temperatura do corpo com a do ambiente.
OBS: DELTON CROCE: o corpo RESFRIA 0,5º C nas primeiras 3 h (0,5° C a cada hora), e da 4° hora em diante será 1º C/hora, até encontrar o equilíbrio térmico com o meio.
-
Tranquilamente anulável.
Hygino Hércules, página 151: "Cronologia - Rigidez muscular é o evento post-mortem mais conhecido, porém o mais incerto e menos confiável."
França, página 1617 (pdf 10ed): "O estudo do esfriamento cadavérico é de grande importância na
determinação do tempo aproximado de morte, mesmo não se tendo nele um
parâmetro de absoluta precisão."