-
a) Correta
b) O resfriamento é influenciado por fatores ambientais, idade, agasalhos, panículoes adiposos.
c) Pela lei de Nysten-Sommer, nos cadáveres em decúbito dorsal, a rigidez se inicia pela face, mandíbula e nuca, seguindo-se os músculos do tronco, os membros superiores, e por último, os membros inferiores, desaparecendo, posteriormente, na mesma ordem que surgiu.
d) O decréscimo de peso é mais acentuado nos recém-nascidos(8g por quilo de peso,nas 24 horas).
-
a) Correta, interferência enzimática.
b) O resfriamento é influenciado por fatores ambientais, idade, agasalhos, panículoes adiposos.
c) Pela lei de Nysten-Sommer, nos cadáveres em decúbito dorsal, a rigidez se inicia pela face, mandíbula e nuca, seguindo-se os músculos do tronco, os membros superiores, e por último, os membros inferiores, desaparecendo, posteriormente, na mesma ordem que surgiu. inicia-se de cima para baixo e tbm volta a amolecer na mesma ordem.
d) O decréscimo de peso é mais acentuado nos recém-nascidos(8g por quilo de peso,nas 24 horas).
-
GABARITO A
Conforme França, "Chama-se de autólise o processo de destruição celular, caracterizado por uma série de fenômenos fermentativos anaeróbicos que se verifica na intimidade da célula, motivados pelas próprias enzimas celulares e que levam à destruição do corpo humano logo após a morte. Sem NENHUMA INTERFERÊNCIA BACTERIANA, como se a célula estivesse programada para agir desta forma em determinado momento e de forma rápida e intensa. É o MAIS PRECOCE DOS FENÔMENOS CADAVÉRICOS.".
-
a) CERTO - explicado por Débora.
b) ERRADO - os que padeceram de insolação, intermação, intoxicação por venenos e doenças infecciosas agudas apresentam um esfriamento mais lento.
c) ERRADO - se manifesta em primeiro lugar na face, na mandíbula e no pescoço, seguindo-se dos membros superiores, do tronco e, finalmente, dos membros inferiores, indo desaparecer pela mesma ordem, principalmente nos cadáveres colocados em decúbito dorsal.
d) ERRADO - A evaporação da água é mais acentuada nos fetos e recém-nascidos, chegando a até 8 g por quilograma de peso em um dia, alcançando nas primeiras horas até 18g/kg de peso.
GABARITO: LETRA A
-
b) Nas mortes por infecção generalizada o resfriamento é mais lento em virtude da maior atividade bacteriana.
(Medicina Legal e Noções de Criminalística - Neusa Bittar)
-
GB A - A autólise afeta precocemente os cadáveres de recém-nascidos e aqueles ainda não putrefeitos ou em que esse fenômeno mal se iniciou. A acidificação dos tecidos é então sinal evidente de morte, que pode ser pesquisado por vários métodos laboratoriais, dentre os quais a colorimetria. Não tem a ver com o processo de putrefação e sim um dos fenômenos transformativos destrutivos.
-
Vamos analisar as alternativas:
A) CORRETO. Segundo Genival, “Chama-se de autólise o processo de destruição celular, caracterizado por uma série de fenômenos fermentativos anaeróbicos que se verifica na intimidade da célula, motivados pelas próprias enzimas celulares e que levam à destruição do corpo humano logo após a morte. Sem nenhuma interferência bacteriana, como se a célula estivesse programada para agir desta forma em determinado momento e de forma rápida e intensa. É o mais precoce dos fenômenos cadavéricos.".
Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1031
B) INCORRETO- Esfriamento cadavérico (algor mortis). Com a morte e a consequente falência do sistema
termorregulador, a tendência do corpo é equilibrar sua temperatura com o meio ambiente. Embora
esse esfriamento seja progressivo, não se observa sempre uma uniformidade rigorosamente precisa.
Ele começa pelos pés, mãos e face. Os órgãos internos mantêm-se aquecidos por 24 h em média.
FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p1026
C) INCORRETO- A rigidez cadavérica (Rigor mortis) acontece logo após a morte em razão da perda do tônus muscular. De 2 a 3 horas opera-se o enrigecimento da mandíbula, nuca, tronco, membros torácicos e membros abdominais (Lei de Nysten). Após 08 horas tem-se a rigidez generalizada (máxima), que dura até 24 horas após o óbito.
D) INCORRETO- é um dos fenômenos abióticos consecutivos: Decréscimo de peso. A evaporação da água dos tecidos orgânicos após a morte leva,
consequentemente, à diminuição de peso. É mais acentuada nos fetos e recém-nascidos, chegando a
até 8 g por quilograma de peso em um dia, alcançando, segundo Dupont, nas primeiras horas até 18
g/kg de peso. Deve-se levar em conta que este fenômeno varia de indivíduo para indivíduo, de
acordo com o tipo de morte e condições ambientais. Para utilização dessa prática, faz-se mister o
conhecimento do peso da pessoa ante mortem.
FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p1025
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A