SóProvas


ID
2583004
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação aos fenômenos transformativos:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO - Corificação é fenômeno transformativo CONSERVADOR. Parece-me que a questão descreveu a 3ª fase da putrefação (coliquação ou liquefação).


    b) ERRADO - o ambiente favorável à saponificação é um ambiente úmido, com baixa oxigenação, onde o ar atmosférico chega com dificuldade. A questão fala em ambiente ventilado, o que está incorreto (exemplo: terrenos argilosos). Além disso, o processo não é inicial, pois é necessário que a putrefação já tenha iniciado.


    c) ERRADO - a circulação póstuma é verificada no período GASOSO (Fase da Gaseificação).


    d) CORRETO - A calcificação é um fenômeno conservador, ocorrendo mais frequentemente em fetos mortos e retidos, quando passam a ser chamados de litopédio. 

  • Letra D

     

    Calcificação


    A calcificação é um fenômeno transformativo conservador que se caracteriza pela petrificação ou calcificação do corpo. Ocorre mais frequentemente nos fetos mortos e retidos na cavidade uterina, constituindo-se nos chamados litopédios. Nos cadáveres de menores ou adultos, esse fenômeno é mais raro, surgindo quando as partes moles do cadáver desintegram-se pela putrefação rápida, e o esqueleto começa a assimilar uma grande quantidade de sais calcários, tomando essa parte do corpo uma aparência pétrea.

  • D

     

    Fenômenos transformativos destrutivos: Maceração, Autólise, Putrefação

    Conservadores: Corificação, fossilização, mumificação

  • ALT. "D"

     

    A - Errado. A corificação é um fenômeno muito raro, além disto é um fenômeno conservador - e não destrutivo como aponta a questão - ocorre em cadáver que são enterrados (inumados – inumação: enterra; exumação: desenterra) em urnas metálicas de zinco, hermeticamente fechadas.

     

    B - Errado. Não é um processo inicial. A Saponificação ou Adipocera: É um fenômeno raro. O cadáver tomará um aspecto de sabão ou cera (por isso adipocera/saponificação), os tecidos cadavéricos adquiriram uma consistência mole, untuosa e quebradiça. Além disso, é um processo tardio, começa a putrefação e essa para, para um processo de saponificação, por determinados organismos (bactérias) que vão produzir ácidos gráxicos que vão reagir com materiais argilosos do solo, por isso tenho que ter determinadas condições do solo, tais como: solo úmido, e com pouco acesso ao ar atmosférico.

     

    C - Errado. Finda a fase de colaração - 1ª fase da putrefação -, comecemos a fase gasosa: Duração média de 2 semanas, e atinge a máxima de 5 a 7 dias. E é nessa fase que acontecerá a circulação póstuma de brouardel. Neste caso haverá a produção de gases dentro dos vasos sanguíneo – circulação póstuma de brouardel. Intensa em 24 – 48 horas.

     

    D - Certo. Calcificação: Depósito de cálcio endurecendo os tecidos do cadáver – muito raro – ocorre no feto morto retido intraútero, após maceração e após isso pode ter deposição de cálcio nos tecidos macerados, ocasionado o Litopédio – criança de pedra.

     

    Fonte: Sinopses Juspodivm + Genival V. de França + Curso Supremo TV + Cadernos do Roberto Blanco. 

  • sobre a letra C-    GASOSA OU ENFISEMATOSA

    Do interior do corpo, vão surgindo os gases de putrefação (enfisema putrefativo). 


    Características da fase gasosa:

    ·        A intensa produção de gases distende os tecidos, fazendo com que o corpo aumente de tamanho. O cadáver toma um aspecto gigantesco, principalmente na face, no abdômen e nos órgãos genitais masculinos, dando-lhe a posição de lutador. Nota-se a projeção dos olhos e da língua e a distensão do abdome.

    ·        Bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico.

    ·        Odor fétido

    ·        Descolamento da pele

    ·        Esses gases também podem fazer pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme o desenho vascular conhecido como CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL.

    ·        O aumento da pressão abdominal pode produzir prolapso do reto e do útero, além de elevação do diafragma.

    ·        Eliminação de secreção avermelhada pela boca e nariz

    ·        Eliminação de fezes, urina ou esperma

    ·        Nos casos de útero gravídico, pode ocorrer a expulsão post mortem do feto.

    ·        Cérebro se transforma em uma massa acinzentada, que escorre da cavidade craniana assim que aberta. Os pulmões se tornam muito colapsados e o coração amolecido com coloração pardo-escura. Líquidos nas cavidades pleurais são freqüentes. O fígado, também amolecido, apresenta, ao corte, cavidades que lembram um queijo suíço.



    Na prova da PC-MG, em 2013, considerou-se CORRETA: O esboço vascular na derme, denominado de circulação póstuma de Brouardel, caracteriza o período gasoso da putrefação.  



  • FONTE NEUSA BITTAR

    CALCIFICAÇÃO : PODE SURGIR NO FETO MORTO E RETIDO NO ÚTERO MATERNO , ABAIXO DO QUINTO MÊS DE GESTAÇÃO , NO QUAL HÁ DEPOSIÇÃO DE CÁLCIO . ESSE FETO CALCIFICADO É CHAMADO DE LITOPÉDIO.

  • A) INCORRETO- CORIFICAÇÃO-processo transformativo que dá ao cadáver um aspecto de COURO, em decorrência de desidratação.

    B) INCORRETO- SAPONIFICAÇÃO- também conhecida como ADIPOCERA- comum em covas com mais de um indivíduo. Ocorre em ambiente muito úmido, quente e pouco arejado. Cadáver fica com aspecto mole, untuoso, lembrando um sabão ou cera.

    C) INCORRETO- FASE ENFISEMATOSA. Com a ação dos gases no interior do corpo, como muitas vezes os gases não conseguem sair, há a formação de um conteúdo podre. Ocorre a chamada CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL (ocorre porque gases da putrefação se espalham no interior dos vasos sanguíneos, que ficam parecendo "terias de aranha").


    D) CORRETO. Segundo Genival, “A calcificação é um fenômeno transformativo conservador que se caracteriza pela petrificação ou calcificação do corpo. Ocorre mais frequentemente nos fetos mortos e retidos na cavidade uterina, constituindo-se nos chamados litopédios.". Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.1047

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • Litopédio: refere-se à uma ocorrência rara de um fenômeno médico em que um feto morre durante a gestação e fica retido na cavidade abdominal. O organismo materno envolve o feto com cálcio, encapsulando-o, originando assim o litopédio.

  • GABARITO: ALTERNATIVA D

    A calcificação é um fenômeno conservador, ocorrendo mais frequentemente em fetos mortos e retidos, quando passam a ser chamados de litopédio.

    Pode acontecer de o feto morrer por volta de 2 para 3 meses de idade, quando ainda não há nem líquido amniótico, o que poderá fazer com que ele se mumifique. Os sais minerais do corpo começam a impregnar o feto, o qual fica petrificado, calcificado. Pode ficar anos dentro do útero. É o que se chama de Litopédio, etimologicamente “lito” indica pedra, e “pédio”, criança. Também conhecido por aborto retido, já que o concepto morre e não é eliminado do corpo da gestante.

  • A PM Destrói os esquemas dos malas. Não é? Logo. Destrutiva. Mnemônico.

    Autólise ---> Não há ação de Bactérias. é Enzimática

    Putrefação ---> aqui há bactérias agindo. Clostrídium Welchii

    Maceração ---> Meio líquido. Séptica ou Asséptica.

    Destrói.

    DESTRUTIVOS

    Fenômenos transformativos Destrutivos.

    Agora Conservadores...

    Conservadores ( Mnemônico -> MuSa com calcinha) se é conservadora tem calcinha. Se não fosse estaria sem. kkkk

    Mumificação-> ambiente seco, arejado, alta temperatura.

    Saponificação. Úmido, Untuoso, Adipocera

    Corificação . Aspecto de couro, corpo em urnas metálicas.

    Calcificação. Pedra. Litopédio (pedra) Calcificação.

    MNEMÔNICOS QUE CRIEI PARA NÃO ESQUECER E PARAR DE ERRAR ESTAS QUESTÕES.