SóProvas


ID
2583010
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um caso de suicídio, um indivíduo trancou-se na garagem e ligou o motor do seu veículo. Grandes quantidades de monóxido de carbono (CO) foram liberadas pelo veículo devido à combustão da gasolina e desta forma o indivíduo foi a óbito. Quanto ao monóxido de carbono, podemos dizer que:


I. O CO é um gás classificado como asfixiante bioquímico por diminuir o transporte de oxigênio no sangue.

II. A afinidade do CO pela hemoglobina é cerca de 240 vezes maior do que a do oxigênio.

III. O CO liga-se à mioglobina formando carboxihemoglobina.

IV. Para um individuo adulto, concentrações tóxicas e letais de carboxihemoglobina no sangue são aproximadamente de 5 e 25%, respectivamente.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • II - liga-se à hemoglobina

    III - a concetração para matar é bem maior e ainda pode ser curado se for resgatado a tempo.

     

    "Saturação de 70 a 80% de monóxido de carbono no sangue de um indivíduo normal, em repouso, gera pulso filiforme, bradipneia, síncope respiratória e morte. Dessarte, o sangue colhido nas câmaras cardíacas, nos grandes vasos, ou nas vísceras maciças do vitimado em atmosfera que contém monóxido de carbono deve mostrar uma taxa de 75 a 90% de carboxiemoglobina. Supondo seja ele retirado com vida, a concentração sanguínea de carboxiemoglobina, por ser dissociável, diminui rapidamente e, se as trocas respiratórias prosseguirem satisfatoriamente, em poucas horas ela não existirá no sangue do ofendido. Data venia, é então errada a afirmação de alguns autores de que a carboxiemoglobina é uma combinação estável, pois se isso fosse certo não se poderia tratar a intoxicação oxicarbonada. O oxigênio puro expele todo o monóxido de carbono do organismo entre 30 e 90 minutos; ao ar livre são necessárias cerca de 2 ou mais horas, com as trocas respiratórias processando-se normalmente."

    (Fonte: apostila opção)

  • ...que na verdade é uma cópia do livro "salvo se usou fonte" , de: (Croce, Delton,Manual de medicina legal/ Delton Croce e Delton, Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012, pag. 1046.

  • 1- CORRETO- “São substâncias químicas que interferem na capacidade do organismo de transportar ou usar oxigênio para o metabolismo aeróbico. Esses compostos podem ser classificados como asfixiantes simples ou sistêmicos. O monóxido de carbono, por sua vez, interfere no transporte de oxigênio através da hemoglobina, sendo um asfixiante simples."COLASSO, Camilla- GASES ASFIXIANTES- Universidade de São Paulo (USP/FCF).

    2- CORRETO- O CO apresenta uma afinidade química 250 vezes maior pela hemoglobina que o O2. Assim, a oxigenação das células é comprometida na sua presença.

    3- INCORRETO- CARBOXIEMOGLOBINA é o composto resultante da combinação da hemoglobina com o monóxido de carbono.

    4- INCORRETO- "É a forma aguda da intoxicação pelo monóxido de carbono, em que alguns dos sintomas descritos dependem, obviamente, da concentração desse gás no ar inspirado, da tensão de CO e O2 no ar alveolar, e da duração da exposição sanguínea. Saturação de 70 a 80% de monóxido de carbono no sangue de um indivíduo normal, em repouso, gera pulso filiforme, bradipneia, síncope respiratória e morte. Dessarte, o sangue colhido nas câmaras cardíacas, nos grandes vasos, ou nas vísceras maciças do vitimado em atmosfera que contém monóxido de carbono deve mostrar uma taxa de 75 a 90% de carboxiemoglobina. Supondo seja ele retirado com vida, a concentração sanguínea de carboxiemoglobina, por ser dissociável, diminui rapidamente e, se as trocas respiratórias prosseguirem satisfatoriamente, em poucas horas ela não existirá no sangue do ofendido. Data venia, é então errada a afirmação de alguns autores de que a carboxiemoglobina é uma combinação estável, pois se isso fosse certo não se poderia tratar a intoxicação oxicarbonada. O oxigênio puro expele todo o monóxido de carbono do organismo entre 30 e 90 minutos; ao ar livre são necessárias cerca de 2 ou mais horas, com as trocas respiratórias processando-se normalmente.CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1043, Editora Saraiva, 8 edição, 2012".


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • I. O CO é um gás classificado como asfixiante bioquímico por diminuir o transporte de oxigênio no sangue - Correta.

    II. A afinidade do CO pela hemoglobina é cerca de 240 vezes maior do que a do oxigênio - Correta.

    III. O CO liga-se à mioglobina formando carboxihemoglobina. - ERRADA: Liga-se à hemoglobina formando carboxihemoglobina.

    IV. Para um individuo adulto, concentrações tóxicas e letais de carboxihemoglobina no sangue são aproximadamente de 5 e 25%, respectivamente - ERRADA: de acordo com Seize Oga: entre 2-5% já podem ser observados efeitos no SNC com a diminuição da capacidade de distinguir espaço/tempo, falha na acuidade visual, alterações nas funções motoras. Acima de 5% já é possível observar alterações cardiovasculares.