SóProvas


ID
2583031
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa FALSA:

Alternativas
Comentários
  • é necessário 3 discordâncias de perfis

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em genética forense.

    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.

    A) CERTO. O DNA mitocondrial está presente em inúmeras cópias dentro das células (de centenas a milhares). Essa característica faz com que ele seja altamente resistente a degradação, ou seja, resiste a fatores ambientes desfavoráveis (como no caso de um desastre em massa). De forma geral, as mitocôndrias são herdadas apenas da mãe. Durante a fecundação, as mitocôndrias do espermatozoide são degradadas, e não ocorre transmissão do material genético mitocondrial paterno para os filhos; eventuais mitocôndrias paternas que penetrem o óvulo são destruídas.

    B) ERRADO. Analisando-se um número suficiente de locos genéticos de microsatélites podemos concluir pela inclusão da paternidade ou pela sua exclusão. A exclusão acontece quando um marcador (alelo) do DNA do filho não existir no perfil do DNA paterno, ou seja, quando os alelos não estão compartilhados, pode-se desconsiderar a hipótese de paternidade, pois os alelos do filho que não estão presente na mãe, conseqüentemente devem estar no pai biológico da criança. No caso da existência dessa inconformidade podemos estar frente a uma exclusão de paternidade ou pode ter acontecido uma mutação. Mutações são modificações na seqüência de DNA e podem ser transmitidas para a próxima geração. As mutações podem ter origem espontânea ou causa ambiental. Os laboratórios, na maioria das vezes, concluem pela exclusão somente após a identificação de mais de dois locos onde o alelo paterno do filho não é compartilhado pelo suposto pai, não sendo apenas dois locos suficientes para se atestar a exclusão de paternidade.

    C) CERTO. Cadeia de custódia é o conjunto de procedimentos efetuados no levantamento do local de crime e no tratamento dos vestígios que, em última instância, irá garantir a credibilidade das provas e a imparcialidade na sua formação. Diante da preocupação a respeito da contaminação da prova genética, a coleta dos vestígios deve, portanto ser acondicionada de forma individual, evitando contaminação por contato, mistura ou pelo material genético do próprio coletor, garantindo a segurança de que, ao analisar um prova retirada da cena de um crime, o perito está realmente verificando aquela prova sem qualquer possibilidade de contaminação. 

    D) CERTO. O Banco de Perfis de Genéticos é uma iniciativa nacional, cujos registros dos laboratórios participantes são cruzados com certa periodicidade. Caso o DNA do agressor tenha sido inserido em mais de um caso, teremos uma concordância de perfis, o que indicará que a mesma pessoa esteve envolvida nesses crimes.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • Segundo a Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias 

    Médicas (ABMLPM), para que a exclusão possa ser caracterizada, os alelos do suposto 

    pai não devem corresponder a mais do que dois alelos paterno-obrigatórios (APO)

    (Carvalho, 2009).

  • Alternativa B é a FALSA, pois a exclusão de uma paternidade só é considerada irrefutável quando são encontradas inconsistências em pelo menos três locos. Quando são verificadas menos de três inconsistências entre o perfil genético do suposto pai e a herança do filho questionado, há a possibilidade de que tenham ocorrido mutações gênicas durante a formação dos gametas. Também é possível que a relação de parentesco testada não seja verdadeira