A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia forense.
A) ERRADO. Embora tenha relevância no contexto médico-legal, sendo a notificação compulsória um tipo de documento médico-legal, o diagnóstico diferencial entre tuberculose e pneumonia não seria sua principal finalidade, levando-se em conta que o interesse do exame necroscópico reside principalmente nos casos de morte violenta. Além disso, outros exames que não o macroscópico do pulmão seriam essenciais nessa diferenciação, como o exame do escarro, leucograma etc.
B) ERRADO. Na antracose pulmonar, com a inspiração de ar poluído, com o tempo os pulmões vão ficando acinzentados e com múltiplas manchas negras, as quais representam os agregados de macrófagos com o pigmento. No caso de vítimas de incêndios, outros elementos diferenciais poderiam ser observados, como presença de óxido de carbono no sangue, queimaduras, presença de fuligem na árvore respiratória, e seriam achados microscópicos agudos e não crônicos como da antracose.
C) ERRADO. No caso de intoxicações variadas, outros elementos mais específicos ou patognomônicos seriam analisados em conjunto com o exame macroscópico do pulmão, por exemplo, por meio de exames laboratoriais para se determinar conteúdo gástrico.
D) CERTO. O diagnóstico do quadro de asfixia é de grande relevância no contexto médico-legal, uma vez que pode configurar o crime de homicídio, tentado ou consumado. O edema pulmonar é o acúmulo de líquido no interior dos pulmões, enquanto que a pneumonia é uma reação inflamatória dos pulmões.
Gabarito do professor: Alternativa D.