O Balance Scorecard (BSC) é uma das ferramentas mais utilizadas no controle estratégico. Desenvolvida por Kaplan e Norton, o BSC é um meio de alinhamento e controle que leva em conta medidas financeiras e não-financeiras. No mapa estratégico (ferramenta que auxilia a visualização da estratégia e demostra o fluxo de valor), essas variáveis financeiras e não-financeiras são relacionadas com objetivos, indicadores, metas e iniciativa. As variáveis ou perspectivas do BSC são:
FINANCEIRA: Refere-se a visão dos investidores. Exemplos: Faturamento, valor agregado e lucratividade. PROCESSOS INTERNOS: Refere-se aos processos internos existentes. Exemplos: Produtividade, qualidade CLIENTE: Trata-se do mercado consumidor da organização. Exemplos:Satisfação, captação e retenção do cliente. APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO: Refere-se a gestão e recursos humanos da organização. Exemplos: Gestão de pessoas, clima cultura e liderança.
De acordo com o explanado, analisemos as assertivas:
I. Financeira. Correta!
II. Clientes. Correta!
III. Processos internos. Correta!
IV. Crescimento e desenvolvimento. Correta!
V. Diferenciação. Errada! É umas das três estratégias genéricas de Porter. Nela atribui-se ao produto ou serviço características únicas e exclusivas. Não tem relação direta com o BSC.
I, II. III e IV estão corretas.
Gabarito: Letra "C"