SóProvas


ID
2584468
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dadas as afirmativas seguintes sobre a história da Biblioteconomia e das bibliotecas,


I. A Unesco criou o programa de Controle Bibliográfico Universal, gerenciado pela IFLA, atuando em bases cooperativas, o que significa respeito aos padrões e que cada um dos países cooperados deverá responsabilizar-se por seu controle bibliográfico nacional, por intermédio de uma ou mais entidades designadas.

II. O Brasil, conforme acontece em outros campos, confirma a dependência aos países estrangeiros, principalmente os EUA, ao adotar instrumentos como as AACR2 (Anglo American Cataloguing Rules, 2ª edição) e não ter dispensado em momento algum esforços para a criação de um código de catalogação brasileiro.

III. O primeiro evento no sentido da normalização internacional dos registros bibliográficos foi a Conferência internacional sobre Princípios de Catalogação – os Princípios de Paris realizada em 1961 e que teve como resultado um documento que padronizava as informações contidas na descrição bibliográfica em oito áreas e com uso de pontuação específica.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    I. A Unesco criou o programa de Controle Bibliográfico Universal, gerenciado pela IFLA, atuando em bases cooperativas, o que significa respeito aos padrões e que cada um dos países cooperados deverá responsabilizar-se por seu controle bibliográfico nacional, por intermédio de uma ou mais entidades designadas. CORRETO.

    II. O Brasil, conforme acontece em outros campos, confirma a dependência aos países estrangeiros, principalmente os EUA, ao adotar instrumentos como as AACR2 (Anglo American Cataloguing Rules, 2ª edição) e não ter dispensado em momento algum esforços para a criação de um código de catalogação brasileiro.

    ERRADO. É um equívoco afirmar que o Brasil só não criou seu próprio código para não ter de se esforçar para tanto, o intercâmbio bibliográfico é essencial para as bibliotecas e é impossível sem que as unidades não se utilizem do mesmo código de catalogação.

    III. O primeiro evento no sentido da normalização internacional dos registros bibliográficos foi a Conferência internacional sobre Princípios de Catalogação – os Princípios de Paris realizada em 1961 e que teve como resultado um documento que padronizava as informações contidas na descrição bibliográfica em oito áreas e com uso de pontuação específica.

    ERRADO.

    A Declaração dos Princípios original, conhecida comumente como os “Princípios de Paris”, foi aprovada pela Conferência Internacional sobre Princípios de Catalogação, em 1961”1 . Seu objetivo de servir como base para a normalização internacional da catalogação foi alcançado: a maioria dos códigos de catalogação que se desenvolveram no mundo desde então seguiram estritamente os Princípios ou, ao menos, em grande parte.

  • Na afirmativa 3, a citação "um documento que padronizava as informações contidas na descrição bibliográfica em oito áreas e com uso de pontuação específica" se refere ao ISBD, que foi fruto da RIEC (1969) e não da Conferência de Paris.