SóProvas


ID
2584828
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A eletricidade produzida a partir da luz do sol, ou energia fotovoltaica, aparece como a grande estrela do relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”, da Agência Internacional de Energia (AIE). E a maior responsável por isso, mais uma vez, é a China.

      A geração solar foi a que mais cresceu entre as energias renováveis, alcançando quase a metade (45%) dos 165 giga-watts de capacidade adicionada em 2016, excluídas fontes de origem fóssil (carvão, petróleo e gás natural) e nuclear.

      O Brasil instalou 7,8 GW de renováveis no ano passado – de um total de 9,5 GW no país –, repartidos entre usinas hidrelétricas (5,2 GW) e eólicas (2,6 GW). Mantém uma das matrizes de geração mais limpas, mas contribui com menos de 5% do crescimento verde mundial.

      Já a China responde por 40% da capacidade renovável adicionada em 2016, e a maior parte disso provém da energia solar. O governo de Pequim incentiva essa fonte limpa na tentativa de minorar a poluição do ar gerada por termelétricas a carvão, grave problema de saúde pública e inquietação social.

      Sob esse estímulo, o país asiático já representa 50% da demanda global por painéis fotovoltaicos e manufatura 60% desses equipamentos.

      Salta aos olhos a irrelevância do Brasil no que respeita à energia solar fotovoltaica. Algumas grandes centrais começam a ser instaladas, mas o investimento nacional na mais dinâmica fonte alternativa é desprezível, em termos mundiais.

      O país só se destaca, no relatório da AIE, na seara das fontes renováveis para o setor de transporte. Embora o noticiário se concentre na voga dos veículos elétricos, o estudo ressalta que os biocombustíveis – como etanol e biodiesel – permanecerão como opções mais viáveis.

      Sim, o Brasil conta com a matriz elétrica mais limpa entre nações de grande porte e liderança inconteste em álcool combustível. O futuro, no entanto, é solar.

          (Editorial. Império do sol. Folha de S.Paulo, 10.10.2017. Adaptado) 

Considerando o texto em sua totalidade, assinale a alternativa que interpreta o último parágrafo adequadamente e está em conformidade com a norma-padrão de regência.

Alternativas
Comentários
  • O verbo "aspirar", dentre outras acepções, pode se apresentar como:

     

    verbo transitivo indireto: aponta para o sentido de almejardesejar; rege a preposição "a" e não admite a substituição do termo regido pelo pronome oblíquo "lhe", mas sim "o(s)" e "a(s)";

    Ex:  Os quase mil candidatos aspiravam à única vaga disponível. 

    Os quase mil candidatos aspiravam-na

     

    verbo transitivo direto: aponta para o sentido de respirar, cheirar, inalar e não rege qualquer preposição.

    Ex: E eu era obrigado a aspirar mau cheiro dos canaviais... 

    E eu era obrigado a aspirá-lo

     

    http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/minigramatica/mini/aregenciaeoverboaspirar.htm

  • Qual o erro da alternativa B? Fiquei em duvida na B e E, mas não  marquei a E porque no último parágrafo está claro que o futuro é  fotovoltaico,  mas não  há a afirmação de que o Brasil tem de aspirar o novo papel. Isso está em todo o texto.

  • Andre Almeida, em relação à interpretação, a alternativa B extrapola o texto.

     

    Há apenas informação de que o Brasil investe pouco nesse tipo de energia. Logo, não há referências sobre dúvidas quanto ao provável não destaque da energia solar no futuro brasileiro.

     

    Sobre o acerto da E, o examinador alerta no comando da questão: "Considerando o texto em sua totalidade". Já o trecho "O futuro, no entanto, é solar" denota a necessidade de se repensar a energia, até então, gerada no Brasil.

     

  • b) não se tem certeza DE que poderá SE destacar ( o "que " atrai o "se" ?????)

    e) correta

  •  Sim, o Brasil conta com a matriz elétrica mais limpa entre nações de grande porte e liderança inconteste em álcool combustível. O futuro, no entanto, é solar.

    E) O Brasil é líder inconteste em álcool combustível, mas, como o futuro é solar, o país tem de aspirar ao papel de grande gerador de energia solar fotovoltaica.

    conjunções adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto.

  • GABARITO LETRA E

     

     

    Concurseiros atenção para o que a questão pede: norma-padrão de regência. Assim vamos atentar para a regência dos verbos.

     

    a) INCORRETA

    O Brasil chegou na liderança de álcool combustível e, por isso, anseia para o futuro pelo posto de maior gerador mundial de energia solar fotovoltaica.

    DICAAnsiar no sentido de desejar ardentemente é transitivo indireto Use-o com a preposição [por]:

    • Ansiou por ir ao seu encontro.

    • Ansiava por me ver fora de casa.

    • Ansiava por me ver fora daquele bar.

    • Ansiava pelo novo dia.

     

    b) INCORRETA

    Apesar de o Brasil ser líder em álcool combustível, não se tem certeza de que poderá destacar-se no futuro, que é solar, na geração de energia solar fotovoltaica.

     

    c) INCORRETA

    Todos concordam com a liderança do Brasil na produção de álcool combustível, mas o país, no futuro, quer estar apto em produzir energia solar fotovoltaica.

     

    d) INCORRETA

    O papel duvidoso do Brasil em produção de álcool combustível faz com que o país prefira investir, no futuro, em energia solar fotovoltaica a bio-combustíveis.

    ATENÇÃO: a FCC ama a regência do verbo preferir.

    Em língua culta formal, preferir é verbo transitivo direto e indireto.

    * O objeto direto (usado sem preposição) é determinado por aquilo que se escolhe.

    * O indireto (com a preposição a) é expresso por aquilo que se deixa em segundo plano.

    * Em resumo: alguém prefere uma coisa à outra.

     

    e) CORRETA

     

  • Acho que a alternativa a) também está errada porque:

    O Brasil chegou na liderança de álcool combustível e, por isso, anseia "para o futuro" (adj. adv. desl - isola por vírgula) pelo posto de maior gerador mundial de energia solar fotovoltaica.

  • TENHO DE - quando o sentido for de obrigação, necessidade, desejo ou interesse. Exemplos: - O Brasil terá de importar arroz. - Temos de prever as despesas do país. - O trabalho tem de ser iniciado hoje. - Eles tinham de sair cedo. - A prefeitura teve de indenizar os desapropriados. TEM QUE - quando expressar possibilidade. Exemplo: É possível que você tenha que me emprestar o carro hoje.
  • Creio que o erro da letra A está na regência do verbo chegar, pois quem chega, "CHEGA A" e não "EM " assumindo um significado próximo de conseguir ou atingir.

    Acho que é isso!! Corrigam-me se estiver errado, pfv!!

  • Não existe uma forma mais correta ou sequer preferencial entre “ter que” e “ter de”. Trata-se de duas opções à disposição do falante, que provavelmente estará sujeito (quase sempre está) a algum tipo de inclinação regional, familiar ou educacional por uma ou outra. Isso não muda o fato de que elas dizem rigorosamente a mesma coisa – ou seja, “estar obrigado a” – e que ambas contam com suficiente tradição de uso por bons autores para serem tratadas como iguais.

  • é a Vunesp que fez essa prova!

  •  a) O Brasil chegou na liderança de álcool combustível e, por isso, anseia para [pelo] o futuro o posto de maior gerador mundial de energia solar fotovoltaica.

     

    b) Apesar de o Brasil ser líder em álcool combustível, não se tem certeza de que poderá destacar-se no futuro, que é solar, na geração de energia solar fotovoltaica.

     

     c) Todos concordam da liderança do Brasil na produção de álcool combustível, mas o país, no futuro, quer estar apto em produzir energia solar fotovoltaica. [Com]

     

     d) O papel duvidoso do Brasil em produção de álcool combustível faz com que o país prefira investir, no futuro, em energia solar fotovoltaica do que em bio-combustíveis. [a que]

     

     e) O Brasil é líder inconteste em álcool combustível, mas, como o futuro é solar, o país tem de aspirar ao papel de grande gerador de energia solar fotovoltaica.

  • CORRETO ERRADO CORREÇÃO  

     

     

    a)O Brasil chegou na liderança de álcool combustível e, por isso, anseia pelo o futuro o posto de maior gerador mundial de energia solar fotovoltaica.

     

     

     

     b)Apesar de o Brasil ser líder em álcool combustível, não se tem certeza de que poderá destacar-se no futuro, que é solar, na geração de energia solar fotovoltaica.

     

     

     

     c)Todos concordam com liderança do Brasil na produção de álcool combustível, mas o país, no futuro, quer estar apto em produzir energia solar fotovoltaica.

     

     

     

     d)O papel duvidoso do Brasil em produção de álcool combustível faz com que o país prefira investir, no futuro, em energia solar fotovoltaica do que em bio-combustíveis.

     

     

     

     e)O Brasil é líder inconteste em álcool combustível, mas, como o futuro é solar, o país tem de aspirar ao papel de grande gerador de energia solar fotovoltaica.

  •  

     

    Na alternativa d) eu não achei o erro da preposição, acertei interpretando, pois o Brasil não tem papel duvidoso em produção de álcool, e sim papel de destaque.

    Também não entendi muito a explicação dos colegas 

    d) O papel duvidoso do Brasil em produção de álcool combustível faz com que o país prefira investir, no futuro, em energia solar fotovoltaica do que em bio-combustíveis.

  • a) O Brasil chegou na liderança de álcool combustível e, por isso, anseia para PELO o futuro o posto de maior gerador mundial de energia solar fotovoltaica.

     

    b) Apesar de o Brasil ser líder em álcool combustível, não se tem certeza DE que poderá destacar-se no futuro, que é solar, na geração de energia solar fotovoltaica. Certeza de algo 

     

    c) Todos concordam da COM  liderança do Brasil na produção de álcool combustível, mas o país, no futuro, quer estar apto em produzir energia solar fotovoltaica. Quem concorda,concorda COM alguma coisa

     

    d) O papel duvidoso do Brasil em produção de álcool combustível faz com que o país prefira investir, no futuro, em energia solar fotovoltaica do A que em bio-combustíveis.  Quem prefere uma coisa a outra.  

     

    e) O Brasil é líder inconteste em álcool combustível, mas, como o futuro é solar, o país tem de aspirar ao papel de grande gerador de energia solar fotovoltaica. CORRETA  >> aspirar no sentido de desejar, almejar será VTI 

  • Tenho que >> Coloquial

    Tenho de >> Norma culta

  • Essa vírgula depois do "mas" na alternativa E está errada. Achei que isso invalidaria a questão, visto que, o enunciado diz que era para considerar o texto em sua totalidade. Fiquei sem entender.

     

    -> Não é necessário usar vírgula depois do "mas" quando ele aparece de forma direta, ou seja, entre orações. A conjunção "mas" nunca vem entre vírgulas, em nenhum contexto. Diferente de "entretanto", que tem o mesmo significado e permite as vírgulas.

  • Isso mesmo, Sousa!

    E aspirar no sentido de cheirar, inalar é VTD!

    Ex: Ela cheirou ou inalou o perfumes da rosa!

     

     

  • O "mas" entre vírgula está corretíssimo! O trecho: "como o futuro é solar" está antecipado, por isso a vírgula está correta. O" mas" se refere ao trecho "o país tem de aspirar ao papel de grande gerador de energia solar fotovoltaica". Lembrem-se da ordem direita: SuVeCA.

    A ordem direta, sem as vírgulas, a partir do "mas" seria: ​"mas o país tem de aspirar ao papel de grande gerador de energia solar fotovoltaica, já que o futuro é solar." 

    Gabarito: E

  • Dica: nessas questões, observem primeiro a regência dos verbos e nomes. Depois tu vai pro sentido. Na maioria das vezes, o erro está na gramática.

  • Caros, não se esqueçam que na letra c), além do erro do uso da preposição pedida pelo verbo "concordam" DE ao invés de COM, temos também o erro do uso da preposição pedida pelo adjetivo "apto" EM ao invés do correto A.

     

    c) Todos concordam da [com]  liderança do Brasil na produção de álcool combustível, mas o país, no futuro, quer estar apto em [a] produzir energia solar fotovoltaica. 

     Vi que muitos observaram o primeiro erro mas esqueceram do segundo. Lembre-se, Alguém ou Algo está APTO A Algo!!!

  • Parabéns, Souza DG, provando que não é só um rostinho bonito! valeu.

  • A letra C apresenta outro erro:

     

    C) Todos concordam da liderança do Brasil na produção de álcool combustível, mas o país, no futuro, quer estar APTO (a ou para) em produzir energia solar fotovoltaica. (Com)

     

    Apto: a, para

    Fonte: Regência nominal e verbal sem segredo. Uninove

     

    apto

    adj

    1 Que apresenta capacidade inata ou adquirida para realizar algo; capaz, habilitado.

    2 Que é adequado; apropriado, próprio.

    3 Jur Que satisfaz determinadas condições legais.

     

    Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/apto/

     

    Por favor, corrigam-me se estiver errada.

  • Letra 

    e) O Brasil é líder inconteste em álcool combustível, mas, como o futuro é solar, o país tem de aspirar ao papel de grande gerador de energia solar fotovoltaica. Aspirar no sentido de desejar é VTI.

  • " Eu queria comentar, mas todos já comentaram o que eu iria comentar "

  • Fui pela interpretação, mas o recomendável é ir pela regência 

  • PROVA DA VUNESP !!!!! E NÃO DA FCC !!!

  • Essa questão deveria ter sido anulada,visto que o "DE" em "Certeza DE que" é facultativa de ser empregada por vários gramáticos conceituados.

    O mesmo raciocínio de facultabilidade é observado no gabarito, inclusive, quando diz "tem de aspirar" esse "de" é uma preposição acidental, abonada pela gramática e facultativa de utilizar "DE" ou "QUE".

    Nessa a FCC escorregou um pouco, mas continua sendo a melhor banca atualmente.

  • O problema é que sempre busco o sentido da oração e sempre me esqueço do que realmente é pedido.

  • Um dica nesse tipo de questão: ESQUEÇAM ''assinale a alternativa que interpreta o último parágrafo adequadamente''.

    Só cacem os erros de regência mesmo!

    Sempre bom lembrar que ASPIRAR COM PREPOSIÇÃO é almejar, desejar...

    e SEM PREPOSIÇÃO é sorver, aspirar...

  • Por que a alternativa a está errada?