SóProvas


ID
2587516
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Juan Manuel Santos comemorou a ratificação do pacto, na quarta-feira (30/11) à noite, depois de dois dias de intensos debates. Segundo ele, 1° de dezembro é o Dia D – o início do fim de 52 anos de violência, que resultaram na morte de mais de 200 mil pessoas e no deslocamento de mais 6 milhões.


Santos ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para negociar o desarmamento do grupo guerrilheiro mais antigo da América Latina. Foi um processo que durou quatro anos e quase terminou em fracasso.

(Agência Brasil. EBC goo.gl/6EW32g. Acesso em 15 jun. 2017. Adaptada)


A notícia trata do acordo de paz entre a guerrilha e o governo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A -> COLÔMBIA

     

    O acordo de paz, que acaba com meio século de enfrentamentos entre o governo colombiano e a maior guerrilha do país, começa a ser implementado nessa quinta-feira (1º).  Os rebeldes das Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia (Farc) têm 150 dias para entregar todas as suas armas às Nações Unidas.

  •  Força Alternativa Revolucionária do Comum - FARC AGORA é partido político.

  • Narcos também é cultura.

  • a)Colômbia.

    Juan Manuel Santos, presidente oportunista, faz um plebiscito consultando a população para saber se ela apoia a anistia aos guerilheiros, assassinos, covardes e estupradores; A população, entretanto, rejeita o plebiscito, e mesmo assim o Presidente aceita a anistia. Agora que ele saiu da presidência teria que tomar vergonha na cara e ir , de casa em casa, perguntar para as famílias dos mortos assassinados pelas FARC o que elas acham desses bandidos tomando conta da política da Colômbia.

    Nobel da paz para esse indivíduo é um acinte contra a inteligência do povo.

  • Geopolítica é tema complexo e recorrente. Assim deve ser estudado a partir dos conhecimentos da Geografia Escolar e ser constantemente complementado com a observação atenta do noticiário. Quando os eventos envolvem países vizinhos estes devem ser acompanhados com atenção redobrada. Os textos associado abordam um acordo de paz entre o governo nacional e um movimento guerrilheiro na América Latina. O enunciado busca qual o país onde ocorreram os fatos descritos.
    A) As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são o grupo envolvido nas negociações de paz. Nos textos associados a menção a localização latino-americana do grupo e o destaque a sua duração já indicam pistas importantes de que se trata da duradoura guerrilha colombiana. Atualmente após a mudança de presidente a Colômbia voltou a ser assolada pela violência da guerrilha. A organização tem se fragmentado em grupos menores que anunciam o desejo de voltar às armas com a alegação de que o governo colombiano não tem cumprido os termos do acordo de paz. O braço político criado na ocasião do acordo mudou o nome FARC para Comunes e atua como partido político regular no cenário colombiano.

    B) O Chile, devido ao longo período ditatorial de Augusto Pinochet, executou sistematicamente toda a oposição armada e não enfrentou resistência guerrilheira em sua história recente apesar da atuação de grupos políticos de oposição.

    C) O Peru vivenciou entre 1980 e 2000 um dos mais sangrentos conflitos da América do Sul, porém mais de um grupo armado participou do conflito contra o exército nacional no país e atualmente ainda há um pequeno grupo que ataca regularmente tropas oficiais.

    D) Na Bolívia a última vez que um grupo armado atuou de forma organizada foi na década de 60 do século XX.

    E) O Equador sofre com a violência do confronto no país vizinho a Colômbia, onde a referida FARC atua em área de fronteira eventualmente atacando ou se refugiando em território equatoriano.


    GABARITO DO PROFESSOR: A.