SóProvas


ID
2587573
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fascínio

        De todos aqueles ratos de cinemateca que formaram a Nova Onda do cinema francês no final dos anos 60, só Truffaut ficou. Eu sei que os outros continuam aí, fazendo boas coisas, mas só de Truffaut pode-se dizer que se estabeleceu no ramo do cinema. A noite americana mostra o porquê. Truffaut nunca pretendeu do cinema nada além do cinema. O mais admirável em A noite americana é a sua contenção, a sua extrema economia de propósitos. Outro diretor teria aproveitado a oportunidade — um filme sobre a feitura de um filme — para armar um jogo intelectual qualquer, um truque de espelhos, a fantasia e a realidade, a arte e a vida, e olhem só como eu sou engenhoso. Truffaut, não. Faz um filme convencional sobre Truffaut fazendo um filme convencional. Mas Truffaut faz grandes filmes convencionais.

      Não é que ele seja superficial. Fellini também é um superficial e substitui as ideias pelo barroquismo de imagem. Está certo, a imagem inteligente é uma das formas que o cinema tem de ser profundo. Truffaut não se interessa em ser profundo. A primeira mágica do cinema, o fato do cinema em si, já basta como fascínio. Nada de muito extraordinário acontece em A noite americana, e a grande homenagem de Truffaut ao cinema é transformar o fato corriqueiro de um filme sendo feito num espetáculo extraordinário. Truffaut, como todos da sua geração, começou no cinema pelo deslumbramento. A diferença entre ele e o resto é que ele continua deslumbrado. Durante as quase duas horas de A Noite americana, o cinema reina e nos emociona.

    Profundamente. E Truffaut está tão comovido quanto a gente.


(Luis Fernando Verissimo. Banquete com os deuses: cinema, literatura, música e outras artes. Rio de Janeiro, Objetiva, 2011. Adaptado)

Ao referir-se ao filme A Noite americana, o autor destaca como qualidade de Truffaut

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    "Truffaut nunca pretendeu do cinema nada além do cinema. O mais admirável em A noite americana é a sua contenção, a sua extrema economia de propósitos."

     

    "Truffaut não se interessa em ser profundo. A primeira mágica do cinema, o fato do cinema em si, já basta como fascínio. Nada de muito extraordinário acontece em A noite americana, e a grande homenagem de Truffaut ao cinema é transformar o fato corriqueiro de um filme sendo feito num espetáculo extraordinário."

     

    Comedimento: maneira calma de se comportar; comportamento que denota moderação; a característica da pessoa que assim se comporta; moderação ou prudência.

     

    Fonte: https://www.dicio.com.br/comedimento/

  • Quem diabos é Truffaut? eu hein...

  • Texto chato pra caral#o

  • Comedimento: moderação determinada pelas exigências das circunstâncias, dos deveres, dos usos.

  • "O mais admirável em A noite americana é a sua contenção"

    Contenção = Comedimento.

    --

    GABARITO: LETRA C

  • O pior texto de todas as provas da vunesp... já fiz todas as questões da vunesp até maio de 2019.

  • Truffaut não se interessa em ser profundo. A primeira mágica do cinema, 

    testo ruim

    gabarito c de cristo

  • Texto enfadonho, deus do céu! Tá difícil aí, ein homen da banca?

  • Sinônimo de hermetismo:

    Procedimento mágico e esotérico: 1 cabala, mágica, misticismo, esoterismo, ocultismo.

    Ciência oculta: 2 magia, profundidade, complexidade, impenetrabilidade, incompreensibilidade, inacessibilidade

    Fonte: Sinonimos.com