SóProvas


ID
2587741
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Senhor José de Alcântara consulta a prefeitura quanto à possibilidade de pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), mas ser isento da multa. O setor de cobrança responde por email.

Assinale a alternativa correta, considerando que o contexto comunicativo exige coesão, clareza e formalidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

    * VOSSA MAJESTADE, VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA SENHORIA, VOSSA SANTIDADE – quando nos dirigimos diretamente à pessoa.

    * SUA MAJESTADE, SUA EXCELÊNCIA, SUA SENHORIA, SUA SANTIDADE – quando nos referimos à pessoa.

  • Senhor + nome = utilizado para particulares.

    Visto que = Conectivo causal - Ex: A torcida aclamou visto que o gol foi lindo.

    Embora = Conectivo Concessivo - Ex: Embora você tenha boas intenções, é impossível acreditar em suas palavras.

    Logo, elimina-se a letra B.

    Resposta: A



  • A

    Senhor José de Alcântara,Informamos que seu pedido foi analisado criteriosamente, visto que nosso setor prioriza o atendimento ao cidadão. Entendemos a situação por que o senhor está passando. No entanto, precisamos atuar com espírito de isonomia perante a lei, razão pela qual não podemos deferir o seu pedido. Contamos com sua compreensão.Atenciosamente,Pedro Bonifácio de AndradaChefe do setor de cobrança, a sua disposição. 

    B

    Senhor José de Alcântara, Informamos que seu pedido foi analisado criteriosamente, embora nosso setor priorize o atendimento ao cidadão. Entendemos a situação na qual o senhor está passando. No entanto, precisamos atuar com espírito de isonomia perante a lei, razão pela qual não podemos deferir o seu pedido. Contamos com vossa compreensão. Atenciosamente, Pedro Bonifácio de Andrada Chefe do setor de cobrança, a sua disposição.

    Esse "embora" trouxe contradição ao texto, falta de coesão.


    C

    Excelentíssimo Senhor José de Alcântara, Lhe informamos que seu pedido foi analisado criteriosamente, visto que nosso setor prioriza o atendimento ao cidadão. Entendemos a situação por que passa Vossa Senhoria. Ainda que precisemos atuar com espírito de isonomia perante a lei, por essa razão não podemos deferir o seu pedido. Contamos com sua compreensão. Atenciosamente, Pedro Bonifácio de Andrada, Chefe do setor de cobrança, à vossa disposição.


    D

    Digníssimo Senhor José de Alcântara, Informamos que vosso pedido foi analisado criteriosamente, visto que nosso setor prioriza o atendimento ao cidadão. Entendemos a situação que passa Vossa Senhoria. No entanto, precisamos atuar com espírito de isonomia perante a lei, razão na qual não podemos deferir o seu pedido. Contamos com sua compreensão. Atenciosamente, Pedro Bonifácio de Andrada Chefe do setor de cobrança, ao vosso dispor. 


    E

    Prezado Senhor José de Alcântara, Lhe informamos que vosso pedido foi analisado criteriosamente, se bem que nosso setor prioriza o atendimento ao cidadão. Entendemos a situação que o senhor está passando. A fim de que atuemos com espírito de isonomia perante a lei, por essa razão não podemos deferir o vosso pedido. Contamos com sua compreensão, ao vosso dispor. Respeitosamente, Pedro Bonifácio de Andrada Chefe do setor de cobrança, ao vosso dispor.

  • "Entendemos a situação por que o senhor está passando." Nesse caso o "por que" está correto, está se referindo 'anaforicamente' ao termo ' situação'.

  • outro detalhe ... é proibido iniciar frases com pronome obliquo átono. "lhe..."

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à coesão, clareza e formalidade nos documentos enviados via correio eletrônico. 
    Vamos à análise dos itens:
    a) O documento apresentado possui vocativo correto e todo o texto está de acordo com a norma culta, respeitando a formalidade, utilizando elementos coesivos adequados o que, consequentemente, possibilita um texto claro. Dessa forma, este item está correto.
    b)  O documento apresentado possui alguns erros: o uso dos elementos coesivos "embora" e "na qual", que altera o sentido do texto, prejudicando a clareza do que está sendo afirmado. 
    c) O documento apresentado possui alguns erros: o uso do pronome "Excelentíssimo" no vocativo, o pronome oblíquo LHE no início do texto, do pronome "nosso", que configura pessoalidade, o que prejudica a formalidade.
    d) O documento apresentado possui apenas um erro: o uso do pronome "Digníssimo" no vocativo.
    e) O documento apresentado possui alguns erros: o uso do pronome "Prezado" no vocativo,  o pronome oblíquo LHE no início do texto, e o uso da expressão "se bem que", que prejudica a clareza da informação, e também o uso do fecho "Respeitosamente", pois não há relação de superioridade hierárquica. 
    Gabarito: Letra A

  • Por que - pode ser substituído por motivo pelo (a) qual