SóProvas


ID
258802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O desflorestamento pode ser considerado um dos principais
responsáveis pela degradação do meio ambiente amazônico. Entre
as suas causas, destaca-se a exploração predatória de baixa
eficiência, que deixa um rastro de destruição na floresta. A opção
mais equilibrada para a exploração racional de madeira e outras
riquezas não madeireiras da floresta, capaz de garantir a
sustentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras, é o
manejo florestal sustentável.


Com relação ao manejo florestal na Amazônia, julgue o item que
se segue.

O método de exploração de impacto reduzido, exemplo de prática sustentável de exploração madeireira na Amazônia, fundamenta-se no sistema silvicultural policíclico, também denominado seletivo, que leva em conta a baixa incidência de espécies comerciais entre os milhares de espécies arbóreas encontrados.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de manejo policíclico - Sistema Silvicultural Brasileiro para Florestas de Terra Firme da Amazônia (SSB) - foi desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental. Sua utilização permite a diminuição dos danos provocados pela exploração. O SSB foi desenvolvido com base em dados acumulados ao longo de 25 anos de estudos do crescimento da floresta. Agora, já se tem os valores indicativos para o ciclo e a intensidade de corte nas florestas de terra firme. O resultado é uma floresta com potencial para produzir novas colheitas. O estudo da regeneração e as simulações de crescimento revelam que a exploração planificada e cuidadosa possibilita o estabelecimento da regeneração natural e mantém um elevado estoque de espécies comerciais e potencialmente comerciais. Assim, a cada 30 anos, a floresta repõe a biomassa extraída e permite a colheita de novas safras de madeiras comerciais.

    Fonte: 
    http://www.cpatu.embrapa.br/noticias/2007/agosto/2a-semana/manejo-policiclico-garante-novas-colheitas-de-madeira
  • A exploração de Impacto Reduzido (EIR) é um sistema que utilizada às melhores técnicas de extração disponíveis, que reduzem os danos as florestas residuais, o desgaste do solo e erosão, protegem a qualidade da água, atenuam os riscos de incêndios e potencialmente ajudam a manter a regeneração e proteção da diversidade biológica (Barreto et al. 1988; Uhl et al. 1997).
    As florestas tropicais são muito heterogêneas, variam em topografia, pluviometria, ocorrência de espécies comerciais, densidade, etc. Por isso, não existe um método único para uma exploração de baixo impacto, mas sim, a adaptação das melhores técnicas de extração disponíveis em cada situação. De maneira geral, entretanto, as práticas sustentáveis de exploração madeireira filiam-se ao sistema silvicultural policíclico, ou seletivo. Esse sistema opera com ciclos de cortes e volumes menores. E essa é uma das grandes vantagens: explorando a floresta racionalmente e com impacto reduzido, o ciclo de corte poderá ser de 30 anos, ao invés de 60 praticados na exploração convencional.
    A EIR está fundada em princípios de planejamento, treinamento e desenvolvimento de mão-de-obra especializada e tecnologia adequada. Em relação ao planejamento, os inventários pré-exploratórios, os tratamentos silviculturais, e a análise do acesso a região a se explorar são determinantes para um bom manejo. O investimento na qualificação da mão-de-obra especializada se justifica por um bom rendimento da equipe de exploração, reduzindo os custos e desperdícios, e a conseqüente diminuição de acidentes de trabalho.

    Fonte: http://www.portal.ufra.edu.br/attachments/1026_CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20SOBRE%20EIR.pdf