-
Alternativa correta diferenciada na questão ... Vai saber se na prova não foi assim tb ! kkkkkkkk
-
LETRA D
Segundo Moscovici (2003):
Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de uma e ás exigências da situação... é a habilidade de lidar eficazmente de acordo com três critérios: percepção acurada da situação interpessoal de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação; habilidade de resolver realmente os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões; solução alcançada de tal forma que as pessoas envolvidas continuem juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas (p.36).
-
fique em dúvida entre a A e a D.
-
GAB. D
-
E qual o erro da "a" pessoal?
-
Kyssia acredito que o erro da A é que abstrair significa não considerar, ignorar, não contar, oras o funcionário é que deve se adaptar a organização e não o contrário.
-
Me parece que o problema da A é o servidor tentaria ignorar a própria personalidade, como se isso fosse eficaz no introsamento com a equipe.
-
A questão traz a falta de habilidade do servidor para trabalhar em equipe. A habilidade é, junto com o conhecimento e a atitude, um dos componentes da competência. Para solucionar o problema e melhorar o trabalho é preciso que os servidor desenvolva a habilidade de trabalhar em equipe, ou seja, a sua competência interpessoal
-------------------
Gabarito: D
-
Abstrair - Não levar em consideração
... o referido servidor deverá concentrar-se nas necessidades do bom desempenho coletivo para abstrair-se de suas características de personalidade. Letra A errada!
As relações interpessoais tornou-se um dos fatores críticos de sucesso em todas as organizações, sendo ela privada ou pública no cenário atual e com esta visão os gestores precisam cada vez mais estarem atentos e especializados na melhoria constante do bom convívio dos colaboradores.
No serviço público temos situações específicas que diferenciam-se do setor privado como a descontinuidade do trabalho devido as trocas de governos, e com isso novos colegas e gestores de diversos níveis, principalmente estratégico e tático, o que envolve a gestão de mudança sem um planejamento prévio em conjunto com o nível operacional, tornando em muitas vezes os servidores estatutários não imbuídos do novo plano de governo que se apresenta.
Em consequência destas situações as relações sofrem com conflitos interpessoais e intergrupais, tanto nas fases percebido, sentido e até mesmo manifestado, onde visualiza-se um pré conceito, ou seja, a ausência de conhecimento dos novos processos e pessoas causando a insegurança e fazendo com que as comunicações sofram distorções e advinhações em um ambiente que até então cercava-se de processos repetivivos e monótonos.
Neste momento que destaca-se a liderança do gestor público que deve utilizar-se de ferramentas e metodologias aplicáveis que desenvolvam a consciência na equipe de quão importante é a aceitação de cada indivíduo com suas diferenças e características, o que nos faz independentemente de similaridades físicas ou psíquicas, sermos um ser único.
Gab D
-
Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de uma e ás exigências da situação e, se baseia em três critérios: percepção acurada da situação interpessoal de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação; habilidade de resolver realmente os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões; solução alcançada de tal forma que as pessoas envolvidas continuem juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas. A competência interpessoal é a habilidade de mediar relações entre a necessidade das pessoas e as exigências do ambiente em que estão inseridas. As relações estabelecidas através da comunicação vão além de processos mecânicos individuais de emissão e recepção, existindo uma comunhão de ideias, valores e sentimentos. Assim, o relacionamento interpessoal é critério indissociável do atendimento ao público.
-
Para os colegas que cogitaram a letra A, seria como se bastasse ao servidor não deixar transparecer suas insatisfações em seu desempenho, e está errada porque o correto seria ele buscar formas de não sentir essas coisas (desenvolvendo sua competência interpessoal, por exemplo).
-
Nesse tipo de questão a alternativa a ser marcada é a mais completa.
-
A questão não foi anulada? A e D se demonstram corretas...
-
Depois que foi feito o MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS e descobriu-se que o servidor tinha ''capacidade técnica'', mas tinha dificuldade de trabalhar em equipe ou fazer atendimento ao público, portanto faltava competência interpessoal.
A próxima fase é DESENVOLVER E CAPTAR COMPETêNCIAS, então é preciso:
d)desenvolver sua competência interpessoal para lidar eficazmente com as outras pessoas, de maneira adequada às necessidades apresentadas.
-
Ninguém deve abstrair de suas características de personalidade. No final, acabaria sendo insustentável.
-
Letra D "Genericão"
-
-
GAB: D
O SERVIDOR NÃO GOSTA DE TRABALHAR COM OUTRAS PESSOAS E NEM DE PRESTAR ATENDIMENTO AO PÚBLICO, LOGO, ELE NÃO POSSUI COMPETÊNCIA INTERPESSOAL, QUE É A CAPACIDADE DE LIDAR COM OUTRAS PESSOAS.
A competência interpessoal pode ser desenvolvida por meio do treinamento. Ela envolve:
- empatia
- auto-conhecimento
- comunicação eficaz
- feedback
- assertividade
FONTE: Aulas da profª Kátia Lima
-
De acordo com a questão, o funcionário prefere trabalhar sozinho "por intolerância com o ritmo de trabalho dos colegas e com o alegado descabimento das perguntas dos clientes sobre assuntos óbvios". Logo, percebe-se que ele demonstra deficiência em algumas de suas relações interpessoais. Assim, uma estratégia adequada seria o desenvolvimento de competências interpessoais.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
NÃO SEJAM ESSE TIPO DE SERVIDOR!!
-
competência interpessoal é a habilidade de lidar com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação.
De acordo com o professor Wendel Léo, a inteligência intrapessoal é a habilidade de lidar com o seu próprio comportamento.Exige autoconhecimento, controle emocional, automotivação e saber reconhecer os sentimentos quando eles ocorrem.
-
Letra D
O referido servidor possui competências técnicas ( conhecimentos de determinado assunto ), mas tem deficiência no seu relacionamento com os demais colegas de trabalho. Sendo assim, portanto, ele terá que desenvolver seu relacionamento interpessoal.
-
Bicho chato da zorra!
-
Pelo enunciado da questão já percebemos que o nosso amigo servidor não tem muita paciência com ninguém. Talvez um rivotril e uma namorada bem bonita resolvam, mas a CESPE não quis essa alternativa de tratamento, rsrsrs. Na verdade ele tem problemas de relacionamento e, por isso, precisa dedicar-se a trabalhar suas competências relacionais, também chamadas de competências interpessoais. Logo, o nosso gabarito é a letra d).
Gabarito: D
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Stefan Fantini - Estratégia
No caso narrado pelo enunciado da questão, o servidor deve buscar desenvolver suas Competências Interpessoais. Ou seja, as competências relacionadas à manutenção de bons relacionamentos interpessoais e à capacidade de interagir e se relacionar eficazmente com outros indivíduos.
-
Abstrair--> não considerar, não levar em conta; alhear-se.