SóProvas


ID
2588323
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a conceito e tipos de estrutura organizacional, julgue o próximo item.


No contexto das estruturas organizacionais, a flexibilidade que as organizações têm para reagir aos desafios impostos pelas mudanças de mercado se configura como uma vantagem competitiva.

Alternativas
Comentários
  • Certa.

     

    Um exemplo clássico de flexibilidade é a nossa lei orçamentária (LOA) que tem, majoritariamente, um conteúdo flexí­vel (discricionário) que permite ao gestor público adaptar as despeas às situações imprevistas, ex. uso de crédito extraordinário, uso da reserva de contigência, dispensa de licitação etc.

  • Aqui pode-se citar a ferramente chamada análise SWOT,(FOFA), onde a fraqueza pode ser um incentivo para o crescimento.

     

  • Modelo de Flexibilidade

    Com base na Teoria da Gestão Contemporânea as organizações devem perseguir sua flexibilidade organizacional, para obterem resultados empresariais compatíveis com seus investimentos.

    1- Estrutura Sistêmica e Dinâmica idéia de que a estrutura é um mero instrumento de ação organizacional, alterável segundo dimensões internas da organização e condições ambientais externas. A estrutura deve ser dinâmica, para ser capaz de gerir as variações produzidas tanto pelo sistema social, técnico e interno como pelas provocações ambientais.

    2- Visão Circunstancial “o tudo depende”. Caracteriza-se por uma acentuada visão de dependência da estrutura a fatores ambientais externos. Por isso, tem que ser dinâmica, variável, para enfrentar as ambiguidades, incertezas, e mutações que ocorrem externamente à empresa. Para tanto, necessita de desburocratização. A burocracia é vulnerável ou inadaptável às mudanças rápidas. A proposta para as empresas é funcionarem com descentralização, horizontalidade, interdependência e comunicações intensivas.

    3- Visão Pós-Circunstancial – visão maior de interdependência entre fatores externos e internos na definição da estrutura. Isto porque, por mais variável que seja o ambiente, existem fatores que se reproduzem ou permanecem constantes por longos períodos. O sistema social da organização deverá determinar o tipo de informação que é captado e que o sistema técnico determine a forma de ação da organização em seu meio ambiente e mesmo sobre que tipo de mudança ambiental será capaz de adaptar-se.

  • Certo.

    Um exemplo clássico de flexibilidade é a Lei Orçamentária Anual.

    Pode-se citar a ferramenta chamada análise SWOT,(FOFA), onde a fraqueza pode ser um incentivo para o crescimento.

  • Com certeza. Se você é flexível você reagi melhor, mais rápido e saí na frente da galera.