SóProvas


ID
2588824
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara da Estância Balneária de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A ex-guerrilha comunista disputará o poder por meio de eleições depois de encerrar meio século de luta armada. Os rebeldes, que finalizaram seu desarmamento após um acordo de paz assinado em novembro de 2016, decidiram manter a sigla de seu nome de guerra.

(G1, 01.09.17. Disponível em: <https://goo.gl/odBJVw> . Adaptado)


A notícia trata do acordo de paz envolvendo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    A ex-guerrilha comunista Farc se chamará a partir de agora Força Alternativa Revolucionária do Comum, o nome do novo partido com o qual disputará o poder depois de pôr fim a meio de século de luta armada na Colômbia.

     

    Os rebeldes, que finalizaram seu desarmamento após um acordo de paz assinado em novembro, decidiram manter a siglas de seu nome de guerra, mas com um novo significado.

     

    "Por decisão majoritária no nosso congresso, é definido como nome do #NuevoPartido: Força Alternativa Revolucionária do Comum (Farc)", escreveu no Twitter o líder da ex-guerrilha, Rodrigo Londoño ("Timochenko").

     

    A nova denominação da antiga guerrilha, que durante 53 anos manteve o nome de Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), foi escolhida durante o congresso realizado desde o domingo (27) em Bogotá.

     

    Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/farc-se-lanca-na-politica-colombiana-mantendo-sigla-de-guerra.ghtml

  • complementando...

    Antes : FARC- Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia 

    Agora: FARC- Força Alternativa Revolucionária do Comum

    28/01/18

    Farc lançam primeira campanha eleitoral para a presidência da Colômbia

    Candidato das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia à presidência é Rodrigo Londono. Ele promete a 'transição para um novo país'.

    s Farc, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, se transformaram em um partido político desde a assinatura de um cessar-fogo com o governo colombiano em 2016. Os ex-guerrilheiros lançaram sua campanha para as eleições legislativas e presidenciais, que acontecem em março e maio, no último sábado (27).

    O candidato do partido às eleições presidenciais, Rodrigo Londono, ou Timochenko, prometeu dirigir um "governo de transição para promover o nascimento de uma nova Colômbia", e lutar contra a pobreza e a corrupção. Seu primeiro comício aconteceu em um bairro popular no sul de Bogotá, e foi acompanhado por centenas de partidários.

    Entre as medidas do programa eleitoral das Farc, estão a gratuidade das universidades, uma melhor cobertura médica financiada pela população mais rica, construção de estradas e redes elétricas, além do financiamento da pesquisa científica. "Que a voz dos mais pobres, milhões e milhões que nunca foram levada em conta, possa ser ouvida, e que eles possam decidir seu futuro", declarou.

     

    Dez cadeiras garantidas no Congresso

     

    Mais de 74 candidatos das Farcs participarão das legislativas. O acordo de paz assinado em Havana em 2016, depois de 52 anos de conflito com o governo, prevê que os ex-guerrilheiros tenham dez cadeiras garantidas no Congresso, independentemente do resultado das eleições. Cerca de 11 mil combatentes entregaram suas armas no ano passado depois do compromisso assinado entre os ex-guerrilheiros e o governo colombiano.

  • Vunesp e a FARC....

    Têm várias questões sobre o tema. Fique ligado nas FARC...

  • E

  • o aparelhamento, coisas obscuras nos concursos, gabaritos rolando soltos 
    teorias da conspirações de que a VUNESP faz parte 

    cespe,UEPB e VUNESP

  • a) ERRADA. "A "guerra popular" do Sendero Luminoso, hoje dizimado e com seus principais líderes presos, deixou 70.000 mortos entre 1980 e 2000 após uma repressão militar, segundo um relatório da Comissão da Verdade." 
    Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/08/01/interna_internacional,888373/morre-soldado-em-confronto-com-remanescente-do-sendero-luminoso-no-per.shtml

    b) ERRADA. "O governo colombiano e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) anunciaram nesta segunda-feira (4)  em Quito, capital do Equador, um acordo de paz, informaram fontes oficiais." 
    Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-09/governo-colombiano-e-eln-farao-anuncio-sobre-negociacoes-de-paz-em

    c) ERRADA. "Movimento de Liberação Nacional - Tupamaros (MLN-T), ou simplesmente Tupamaros, foi um grupo guerrilheiro marxista-leninistauruguaio de guerrilha urbana , que operou nas décadas de 1960 e 1970, antes e durante a ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985)." 
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tupamaros

     

    d) ERRADA. "O Movimento Zapatista tem como intuito principal, atualmente, continuar com a cidadania mexicana e manter a cultura e a tradição indígena do passado. Em 2000, o presidente Vicente Fox prometeu acabar com os conflitos com os zapatistas, mas estes foram mais uma vez esquecidos pelo governo."
    Fonte: https://www.infoescola.com/historia/movimento-zapatista/

    e) GABARITO. "Os rebeldes, que finalizaram seu desarmamento após um acordo de paz assinado em novembro, decidiram manter a siglas de seu nome de guerra, mas com um novo significado."
    Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/farc-se-lanca-na-politica-colombiana-mantendo-sigla-de-guerra.ghtml


    "Farc acusam governo colombiano de 'trair' acordo de paz"
    Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/farc-acusam-governo-colombiano-de-trair-acordo-de-paz.ghtml

  • Não sei porque li "A ex-guerrilheira comunista..." pensei, pensei e errei.

  • As disputas no território eram divididas entre os liberais e conservadores. Os liberais possuíam o apoio dos comunistas, no ano de 1948, durante a guerra civil que se instalara contra o governo conservador. 

    No ano de 1959 os liberais, temendo a influência dos comunistas cubanos, romperam com comunistas colombianos. O Partido Comunista em alguns momentos se aproximava ou se afastava da guerrilha. O afastamento definitivo foi quando foi comprovada a relação da guerrilha com o tráfico ilegal de entorpecentes. 

    Esta guerrilha armada se intitulava um movimento guerrilheiro paramilitar ,que chegou a possuir cerca de 16000 membros. No fim do ano de 2016 a guerrilha armada assinou um acordo de paz e deixou de existir. As suas armas foram entregues as Nações Unidas. Os membros da guerrilha foram dispersados. Entretanto, um mês após o fim da guerrilha eles se tornaram um partido político com o objetivo de disputar as eleições e conquistar o poder sobre o território de forma legal. 

    Para responder esta questão é preciso ter conhecimento sobre as guerrilhas armadas na América Latina. Há material acadêmico e jornalístico acerca do tema, incluso em plataformas digitais.

    A) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta. Sendero Luminoso é o nome dado ao Partido Comunista do Peru e nasceu de uma dissidência do Partido Comunista – Bandera Roja. Era uma organização de inspiração maoísta. Perdeu a sua força de atuação com a prisão de Abimael Guzman. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta. O Exército de Libertação Nacional fechou um acordo com o governo de Juan Manuel Santos em 2017 para um cessar fogo bilateral na Colômbia. 

    C) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta na medida em que os Tupamaros eram um movimento de liberação nacional. O movimento era um grupo guerrilheiro de orientação marxista leninista durante as décadas de 1960 e 1970 , até o ano de 1985, existente no Uruguai. 

    D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta, pois não houve acordo com os zapatistas. Os membros do Exército Zapatista de Libertação Nacional anunciaram no ano de 2005 que deixariam as armas e fariam política. 

    E) CORRETA- Esta afirmativa é a correta, pois as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia assinaram um acordo de paz com o governo colombiano. As armas que possuíam foram entregues às Nações Unidas e se tornaram um partido político chamado Força Alternativa Revolucionária do Comum. 

    Gabarito do Professor: Letra E.