SóProvas


ID
2588842
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara da Estância Balneária de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente da China, Xi Jinping, inaugurou neste domingo (03 de setembro) a cúpula de potências emergentes BRICS com uma reunião na qual reivindicou o potencial dos cinco países membros do bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para revolucionar a economia mundial.

(G1, 03.09.17. Disponível em: <https://goo.gl/bCYDrX> . Adaptado)


O comunicado final do encontro

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    Xi destacou que os países do Brics devem juntar especialmente suas forças em um mundo cada vez mais multipolar e que enfrenta uma nova revolução tecnológica e desafios como o aumento do protecionismo, o perigo do terrorismo e os problemas de segurança cibernética. O encontro acontece de domingo até o dia 5 de setembro.

     

    Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/presidente-da-china-abre-cupula-dos-brics-destacando-o-potencial-das-economias-emergentes.ghtml

  • Letra D:

    O grupo também defendeu o combate firme ao protecionismo e a importância de uma economia mundial mais aberta e inclusiva que permita todo os países e povos a compartilhar os benefícios da globalização. Estas têm sido bandeiras empunhadas sobretudo pelos chineses desde a eleição do americano Donald Trump.

    Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/comunicado-final-de-encontro-do-brics-condena-protecionismo-politicas-isolacionistas-21783440#ixzz58dKRauXA 
    stest 

     

    https://oglobo.globo.com/economia/comunicado-final-de-encontro-do-brics-condena-protecionismo-politicas-isolacionistas-21783440

  • O BRICS é o grupo de cinco países, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com o objetivo maior de ampliar a infraestrutura das nações emergentes. 
    O presidente da China Xi Jinping foi quem abriu o encontro do ano de 2017 . Em sua fala ressaltou que, apesar de todo o cenário internacional, os países membros do BRICS tem condições de revolucionar a economia mundial. No Foro Empresarial do BRICS foram expostos os dados de crescimento do PIB do bloco, juntamente com o aumento do comércio e da população urbana. De acordo com o presidente da China, o bloco foi o que contribuiu para que a economia mundial se estabilizasse. 
    Além disso, mobilizou os países a se unirem para enfrentar uma nova revolução tecnológica e os desafios que decorrerão dela como o aumento protecionista de países de fora do bloco e a necessidade de desenvolvimento de uma maior segurança cibernética. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois não há no BRICS o objetivo do estabelecimento de uma moeda comum. O “Banco do BRICS" foi criado com o propósito de ser um banco de resgate e investimento para os países membros, além de ser uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional, caso precisem de um capital emergencial. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois foi sugerida a união dos países membros do BRICS, para que juntos se mobilizem contra os aumentos do protecionismo de países de fora do bloco. O presidente da China ,Xi Jiping, em sua fala no Foro Empresarial do BRICS disse que mediante a evolução tecnológica que estavam vivendo seria necessária a cooperação do bloco em relação a segurança cibernética, terrorismo digital e, no que diz respeito às tarifas protecionistas dos não pertencentes ao grupo. N a verdade o grupo depende da liberalização da economia entre eles. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a China e a Rússia são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. A ideia de Reforma do Conselho de Segurança da ONU pertence a países emergentes do bloco como a Índia e o Brasil. 

    D) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois o Presidente Xi Jinping ressaltou que os países do bloco precisavam se proteger contra o protecionismo econômico vindo de países de fora do BRICS. O presidente dos Estados Unidos Donald Trump, por exemplo, estava adotando medidas protecionistas para isolar a China e os seus produtos, além de modificar seus padrões de exportações de países como o Brasil. Dessa forma, o presidente norte americano estava impedindo o crescimento dos países do bloco e as perspectivas de crescimento global. 

    E)INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois as discussões apresentadas no Foro Empresarial do BRICS foram voltadas para as negociações comerciais dentro do bloco. O objetivo é que se amplie a cooperação comercial de investimentos para que se possa aumentar o potencial das economias dos países do BRICS. Ou seja, não existe nenhuma proposta com a OMC.

    Gabarito do Professor: Letra D.