SóProvas


ID
2588941
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Três pessoas morreram e 34 ficaram feridas no fim de um dia de caos e confrontos, neste sábado, 12, em Charlottesville, na Virgínia, durante a maior manifestação de defensores da supremacia branca da história recente do EUA. Uma das mortes ocorreu quando um motorista avançou com seu carro contra uma multidão que protestava contra a marcha e o racismo. Analistas e veículos de imprensa americanos classificaram o atropelamento como “ato de terrorismo doméstico”.

(www.estadao.com.br/noticias. 12.08.2017. Adaptado)


A convocação da manifestação mencionada no trecho esteve relacionada a uma reação

Alternativas
Comentários
  • (E)

    "Estátua de líder confederado vira centro do caos em Charlottesville"

    Read more: https://oglobo.globo.com/mundo/estatua-de-lider-confederado-vira-centro-do-caos-em-charlottesville-21702705#ixzz552TH70r8
    stest
     

  • Com 47 mil habitantes, Charlottesville é uma cidade universitária, na qual 80% dos eleitores votaram na democrata Hillary Clinton. Em abril, a Câmara de Vereadores aprovou lei determinando a remoção de um estátua de bronze do general Robert Lee localizada no parque que tinha o seu nome e foi rebatizado de Parque da Emancipação. Durante a Guerra Civil (1862-1865), Lee foi um dos comandantes do Exército Confederado, do Sul, que se opunha à abolição da escravatura defendida pelos Estados do Norte e o presidente Abraham Lincoln.

     

    Desde a aprovação da lei, Charlottesville se transformou em um imã para os defensores da supremacia branca, um grupo marginal na sociedade americana que se tornou mais ativo no governo Trump. Pequenas manifestações contra a lei foram realizadas em maio e julho.

     

    Fonte: http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,manifestacao-supremacista-termina-em-confronto-nos-eua,70001934086

  • Essa eu busquei lá no fundo da cabeça.

  • CHARLOTTESVILLE, EUA - Esta não é a primeira vez que a estátua do general Robert Lee, o derrotado líder dos confederados — que lutaram para manter a escravidão nos EUA no século XIX— causa polêmica em Charlottesville. A imagem de Lee montado em seu cavalo, tão verde quanto ele devido à oxidação, é alvo de pedidos de remoção por parte de autoridades e moradores da cidade já há alguns anos. Mas enfrenta a oposição nas ruas e na Justiça de grupos supremacistas brancos e ultranacionalistas.


    Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/estatua-de-lider-confederado-vira-centro-do-caos-em-charlottesville-21702705#ixzz5GWX37zor
    stest

  • https://www.youtube.com/watch?v=U4SWT2FeX00

     

    E) à decisão da cidade de remover uma estátua de bronze de um general reconhecido por lutar contra a abolição da escravidão.

     

    Bons estudos

  • O prefeito de Charlottesville, na Virginia, anunciou que retirariam a estátua de Robert Lee. O General Lee foi o comandante das Forças Confederadas do Estado do Sul que defendia a separação em relação aos Estados Unidos da América e, a permanência da utilização da mão de obra de negros escravizados. 

    A remoção das estátuas dos membros das Forças Confederadas vem sendo feitas paulatinamente dos territórios norte americanos. Os grupos de direita nunca ficam satisfeitos com a remoção daqueles que para eles são modelos exemplares. 

    No dia 11 de agosto à noite centenas de supremacistas brancos se reuniram na praça da cidade de Charlottesville com tochas, fazendo referência ao movimento Ku Klux Klan . Usaram saudações nazistas bradando contra negros, homossexuais e judeus. No dia 12 de agosto pela manhã estava marcado um protesto que foi considerado ilegal pelo governo local e não poderia acontecer. Mesmo assim os integrantes do movimento “Unite Right" caminharam munidos de capacetes, escudos e cassetetes com os seus lemas racistas, homofóbicos, xenofóbicos e antissemitas pelas ruas da cidade. 

    Os conflitos se iniciaram quando os jovens negros que se intitulam Antifascistas fizeram uma parede humana ao redor da estátua de Thomas Jefferson com o objetivo de impedir a continuação do protesto. Foram registrados 23 presos e pelo menos 34 feridos. Uma das alternativas indica a motivação do movimento 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as manifestações foram realizadas por supremacistas brancos com lemas de “Unir a Direita", “morte aos antifascistas" e “vidas brancas importam". 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a convocação do protesto se deu em virtude da remoção da estátua do comandante dos Confederados General Lee. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o protesto estava relacionado à retirada da estátua do confederado General Lee. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois não há cerceamento e nem hostilidades a brancos na cidade. Isso também não seria possível, uma vez que a Virginia também fez parte dos Estados Confederados durante a Guerra Civil Americana, demonstrando a presença ancestral dos brancos no território. 

    E) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois os protestos foram convocados pelos supremacistas brancos após o pronunciamento de que a estátua de bronze do General Lee seria removida. 

    Gabarito do Professor: Letra E.