- 
                                Alternativa E. O verbo haver no sentido de existir é impessoal, não vai para o plural. 
- 
                                R: E
 .
 a) [É] habitua[l] nos programas humorísticos a presença de personagens chatos.
 .
 b) Em reuniões de amigos, aqueles que usam palavras incomuns frequentemente [são] discriminado[s].
 .
 c) Há pessoas que se empenham em conhecer detalhadamente vinhos e pratos saboroso[s] e raros, mas descuida[m] da comunicação.
 .
 d) Existe[m], mesmo entre pessoas com nível superior, profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão.
 .
 e) É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros
 
- 
                                Erro da Alt. A - A presença de personagens chatos é habitual nos programas humorísticos.   Gab. E 
- 
                                ALTERNATIVA CORRETA, LETRA E   A) São habituais nos programas humorísticos a presença de personagens chatos. 
 A presença de personagens chatos É HABITUAL nos programas humorísticos.
 B) Em reuniões de amigos, aqueles que usam palavras incomuns frequentemente é discriminado.
 Em reuniões de amigos, aqueles que usam palavras incomuns frequetemente SÃO DISCRIMINADOS.
 C) Há pessoas que se empenham em conhecer detalhadamente vinhos e pratos saboroso e raros, mas descuida da comunicação.
 Há pessoas que se empenham em conhecer detalhadamente vinhos e pratos SABOROSOS e raros, mas DESCUIDAM da comunicação.
 D) Existe, mesmo entre pessoas com nível superior, profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão.
 EXISTEM profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão, mesmo entre pessoas com nível superior.
 E) É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros.   
- 
                                O verbo Haver no sentido de existir é impessoal.  Os verbos auxiliares que o acompanham também não se flexionam.  
- 
                                Não consigo visualizar o erro na Alternativa  (A) ALGUÉM PODE ELUCIDAR ? 
- 
                                letra A errada aqui --->  São habituais nos programas humorísticos a presença de personagens chatos. 
 A presença de personagens chatos É HABITUAL nos programas humorísticos.
   em vermelho errado, em azul como deveria ser. 
- 
                                 a) São habituais nos programas humorísticos a presença de personagens chatos. ( Habitual está concordando com presença. Se você inverter a frase vc acha quem concorda com quem.) É habitual a presença de personagens chatos nos programas humorísticos  b) Em reuniões de amigos, aqueles que usam palavras incomuns frequentemente é discriminado. ( ...são discriminados.)  c) Há pessoas que se empenham em conhecer detalhadamente vinhos e pratos saboroso e raros, mas descuida da comunicação. ( ...vinhoe e pratos saborosos...)  d) Existe, mesmo entre pessoas com nível superior, profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão.( verbo existir chama sujeito, logo há conjugação Existem,... Letra E 
- 
                                Sobre a letra E, o correto não seria "é coerente aos personagens.." ? 
- 
                                André :o substantivo “personagem”, que um dia foi exclusivamente feminino, é cada vez mais – sobretudo no Brasil – compreendido como aquilo que chamam “comum de dois”, ou seja, uma palavra invariável que pode ser masculina ou feminina, conforme o caso. As duas  fomas são válidas 
- 
                                Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão.  a) São habituais nos programas humorísticos a presença de personagens chatos. (A presença é habitual)  b) Em reuniões de amigos, aqueles que usam palavras incomuns frequentemente é discriminado. (São discriminados)  c) Há pessoas que se empenham em conhecer detalhadamente vinhos e pratos saboroso (saborosos) e raros, mas descuida (descuidam) da comunicação.   d) Existe, mesmo entre pessoas com nível superior, profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão. (Existem profissionais)  e) É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros.  
- 
                                São habituais [nos programas humorísticos] a presença de personagens chatos. É habitual a presença de personagens chatos.   o que está em azul, no caso, é oposto explicativo?   corrijam-me se estiver errado, porfavor.     
- 
                                Alexandre Christiano, creio que o que está em azul seja adjunto adverbial de lugar 
- 
                                aposto explicativo deve estar entre virguas, concordo, adjunto adevrbia de lugar. 
- 
                                letra e: tem dois erros coerente é adjetivo e concorda em gênero, número e grau com o substantivo a que se refere quem é coerente? as personagens outro erro deveria ser aos personagens. É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros.  
- 
                                tentando entender a letra E ainda 
- 
                                GAB: E     resumo /concordância e regência   a) São habituais a presença.   b) aqueles que usam... frequentemente é discriminado.   c) Há pessoas que..., mas descuida da comunicação.    d) Existe, mesmo entre pessoas com nível superior, profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão.   e) É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros.    
- 
                                Na alternativa E, a expressão ´"É coerente" não segue a mesma regra de termos como "É proibido", " É necessário" ? Ou seja, se o sujeito for precedido de artigo varia. Alguém pode me tirar essa dúvida? 
- 
                                Gabarito E      a) É habitual nos programas humorísticos a presença de personagens chatos.  Ordem direta: A presença de personagens chatos é habitual nos programas humorísticos.    b) Em reuniões de amigos, aqueles que usam palavras incomuns frequentemente são discriminados. Ordem direta: Aqueles que usam palavras incomuns frequentemente são discriminados em reuniões de amigos    c) Há pessoas que se empenham em conhecer detalhadamente vinhos e pratos saborosos e raros, mas descuidam da comunicação.     d) Existem, mesmo entre pessoas com nível superior, profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão.    e) É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros. Ordem direta: As personagens empregarem linguagem coloquial é coerente, no entanto, para o autor, não deve haver exageros. (O que é coerente? A linguagem coloquial). (GABARITO).      Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.     Tudo posso Naquele que me fortalece!   
- 
                                Eu devo estar muito desatualizado mesmo... mas vou ler esse questão mais umas 45890 vezes e buscar explicação numas 98745 gramáticas... porque até achar que "as personagens" tinha que ter crase eu achei... 
- 
                                Não concordo, que a construção da letra "e" esteja correta:   É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros. Pergunta: Onde está o sujeito???   Em minha opinião está deveria ser a construção:   É coerente QUE as personagens empreguem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros.   Ordem direta para ficar mais claro:   QUE as personagens empreguem linguagem coloquial é coerente , no entanto, para o autor, não deve haver exageros.     Oração subordinada substantiva subjetiva                    verbo fica no singular   Pergunta: O que é coerente? Resposta: (isso) QUE as personagens empreguem linguagem coloquial    OBS:Trata-se de uma opinião, pois realmente a construção da letra "e" está truncada, sem sentido, por isso fiz alguns ajustes.   
- 
                                Alt.: E   O verbo haver é impessoal quando significa “existir”. Portanto, devemos sempre escrever: - Há duas pessoas aqui. (e não: “Hão duas pessoas...)
 - Haverá várias reuniões amanhã. (e não: “Haverão várias reuniões)
 - Houve problemas no processamento. (e não: “Houveram problemas...)
   Quando o verbo vem acompanhado de auxiliar, este também será impessoal: - Deve haver várias pessoas naquela sala. (e não: “Devem haver...”)
 - Poderá haver alguns problemas no processamento. (e não: “Poderão haver...”)
 
- 
                                uma coisa que faço e que me ajuda bastante a resolver questões desse tipo é eliminar da oração na hora da análise os adjuntos adverbiais (expressões adverbiais também). O carinha que elabora a questão a enche desses adjuntos só pra complicar. ex:      b) Em reuniões de amigos, aqueles que usam palavras incomuns frequentemente é discriminado.       Aqueles que usam palavras incomuns é discriminado. (sem os adjuntos adverbiais)     d) Existe, mesmo entre pessoas com nível superior, profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão.       Existe profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão. (sem os adjuntos adverbiais)       veja que ficou bem mais fácil achar o erro.     ad astra et ultra.   
- 
                                O verbo haver é impessoal, logo o verbo auxiliar que o acompanha também deve ser impessoal. 
- 
                                Gabarito E : É coerente para o autor  as personagens empregarem linguagem coloquial , no entanto não deve haver exageros.  
- 
                                "TÊM" ME PEGOU! 
- 
                                O "tem" com acento está correto! O erro da alternativa é o "existe" que deveria está no plural concordando com profissionais.  
- 
                                
                            
- 
                                É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros.  
 
 LOCUÇÃO VERBAL- Quando há locução verbal, o verbo auxiliar assemelha-se ao verbo principal, onde o mesmo adquire a impessoalidade do verbo principal. Ficando então na 3° pessoa do singular. 
- 
                                E) É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros.   O verbo haver quando for impessoal transmitirá sua impessoalidade para o verbo auxiliar 
- 
                                gab. E 
- 
                                Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão. A) São habituais nos programas humorísticos a presença de personagens chatos. É habitual nos programas humorísticos a presença de personagens chatos.  Ordem direta: A presença de personagens chatos é habitual nos programas humorísticos. -------------------------------------------------------- B) Em reuniões de amigos, aqueles que usam palavras incomuns frequentemente é discriminado. Em reuniões de amigos, aqueles que usam palavras incomuns frequentemente são discriminados. Ordem direta: Aqueles que usam palavras incomuns frequentemente são discriminados em reuniões de amigos -------------------------------------------------------- C) Há pessoas que se empenham em conhecer detalhadamente vinhos e pratos saboroso e raros, mas descuida da comunicação. Há pessoas que se empenham em conhecer detalhadamente vinhos e pratos saborosos e raros, mas descuidam da comunicação.  -------------------------------------------------------- D) Existe, mesmo entre pessoas com nível superior, profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão. Existem, mesmo entre pessoas com nível superior, profissionais que não têm conhecimento da norma-padrão. -------------------------------------------------------- E) É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros. [Gabarito] É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não devem existir exageros.  Ordem direta: As personagens empregarem linguagem coloquial é coerente, no entanto, para o autor, não deve haver exageros. (O que é coerente? A linguagem coloquial).    By:  Rachel Zane, Concurseira Dedicada :) 
- 
                                Acho que consegui entender a letra E, caso ajude (se alguém discordar, fale).    Primeiro deve verificar o verbo: É coerente as personagens empregarem linguagem coloquial, no entanto, para o autor, não deve haver exageros.    Vamos dividir em blocos:    O sujeito do verbo empregarem é as personagens. Então, na ordem direta ficaria: As personagens empregarem linguagem coloquial é coerente. Observe que linguagem coloquial é coerente é um objeto direto quando analisamos a frase inteira.    Porém, dentro do bloco "linguagem coloquial é coerente " cabe outra análise:   Primeiro, deve-se analisar o verbo. No caso, é o verbo "é"  é verbo de ligação. Logo, coerente é predicativo do sujeito. Sendo linguagem coloquial sujeito. Assim, como linguagem coloquial está no singular, correto está a concordância verbal.    Analisando a segunda oração: não deve haver exageros.    Nesse caso, "haver" está com sentido de existir sendo o verbo principal da locução verbal deve haver. Como se sabe, haver no sentido de existir é impessoal, estando sempre no singular. E, quem "manda" no verbo auxiliar (deve) é o verbo principal. Se o verbo principal deve ficar no singular (por sem impessoal), o verbo deve está correto, pois está no singular.