SóProvas


ID
2589148
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os EUA abandonarão o acordo sobre o programa nuclear do país caso não consigam mudanças que tornem permanentes suas restrições e impeçam o país islâmico de desenvolver mísseis balísticos intercontinentais, disse nesta sexta-feira, 13 de outubro, o presidente Donald Trump, em discurso. Ele retirou a certificação do pacto, mas uma ruptura depende do Congresso.

(Estadão - goo.gl/vu9xd6. Acesso em 15.10.2017. Adaptado)


As ameaças de Trump em romper o acordo nuclear dirigem-se

Alternativas
Comentários
  • (C)


    "Em discurso duro, Trump retira aval a acordo nuclear com o Irã e ameaça ruptura

    saída do pacto, no entanto, depende do Congresso americano, que tem 60 dias para trabalhar em imposições; estratégia para impor restrição definitiva ao poder militar iraniano isola Washington"

    Fonte:http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,eua-manterao-acordo-nuclear-com-ira-mas-exigirao-mudancas-significativas,70002042577

  • notícia de 31/01/2018

    Trump exige correção das “falhas” do acordo nuclear com o Irã

    Presidente americano também declarou que estava ao "lado do povo iraniano em sua brava luta pela liberdade"

    Washington – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pedir ao Congresso, nesta terça-feira, que corrija as “falhas” do “terrível” acordo nuclear com o Irã, e disse que estava ao “lado do povo iraniano em sua brava luta pela liberdade”.

    “Peço ao Congresso que resolva as falhas fundamentais no terrível acordo nuclear com o Irã”, disse Trump, no seu discurso sobre o Estado da União.

    Ele também se referiu aos recentes protestos contra o governo no Irã e se vangloriou do apoio que ele expressou no Twitter e em comunicados aos manifestantes iranianos.

    “Quando o povo do Irã se levantou contra os crimes da sua ditadura corrupta, não fiquei em silêncio. Os Estados Unidos estão do lado do povo do Irã na sua brava luta pela liberdade”, disse.

    Este mês, Trump exigiu que o Congresso altere uma lei sobre o acordo nuclear aprovada em 2015, com o objetivo de impor certas “linhas vermelhas” ao pacto multilateral assinado no mesmo ano pelos Estados Unidos, Irã, França, Alemanha, Rússia e China.

    Segundo a Casa Branca, a lei americana deve “exigir que o Irã permita inspeções imediatas em todos os lugares solicitados pelos inspetores internacionais” e promova sanções ao programa iraniano de mísseis balísticos.

    Além de pedir essa ação ao Congresso, Trump deu este mês um ultimato aos seus aliados na Europa para que negociem com ele, antes de meados de maio, uma forma para corrigir as “falhas” do acordo nuclear com o Irã, ou em caso contrário, os Estados Unidos sairão do mesmo.

    O que Trump deseja, explicou, é que os Estados Unidos e os países europeus se comprometam com um “acordo suplementar” para “impor novas sanções multilaterais se o Irã desenvolver ou testar mísseis balísticos, impedir inspeções (de suas instalações nucleares) ou fazer avanços para conseguir uma arma nuclear”.

    https://exame.abril.com.br/mundo/trump-exige-correcao-das-falhas-do-acordo-nuclear-com-o-ira/

  • Complementando, para ajudar:

     

     a) EUA e Arábia Saudita são aliados.

     

     b) Hoje o presidente do Iraque é o Fuad Masum, ele é curdo. A relação do Iraque com os EUA hoje é neutra/amistosa.

     

     c) O problema do Irã com os EUA é antigo, desde a revolução iraniana em 1979 com a queda do Xá Reza Phlevi e ascensão do Aiatolá Khomeini. O Irã é contra a ocidentalização e, principalmente, contra os EUA. Desde 1995 os EUA impuseram embargo comercial ao Irã

     

     d) Paquistão já tem arma nuclear desde a briga dele com a Índia pela Caxemira, na décade de 50, ambos países têm. A relação do Paquistão com os EUA é de aliança

     

     e)Jordânia é vizinha de Israel/Palestina e é aliada dos EUA/Israel

  • "Os EUA abandonarão o acordo sobre o programa nuclear do país ..."

    As ameaças de Trump em romper o acordo nuclear dirigem-se ao

    = Irã

  • Gabarito C

  • O Irã é um país que detém energia nuclear e não está entre os países que compõem o conselho de segurança da ONU, logo os Estados Unidos estão com essa pressão contra eles.

     

    Gab: C

  • Líder supremo do Irã: EUA são nossos principais inimigos

    Aiatolá Ali Khamenei chamou os EUA de principais inimigos dos iranianos.

     

    http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2017/11/02/lider-supremo-do-ira-eua-sao-nossos-principais-inimigos/

  • Em discurso duro, Trump retira aval a acordo nuclear com o Irã e ameaça ruptura

    saída do pacto, no entanto, depende do Congresso americano, que tem 60 dias para trabalhar em imposições; estratégia para impor restrição definitiva ao poder militar iraniano isola Washington (goo.gl/vu9xd6)

     

    Gabarito: C

  • EUA tem presidente e Bons políticos, já Brasil nem tanto , meu pai  dale Dilmãe , meu pai como isso aconteceu.

  • Caiu na PCSP! prova de Investigador de Polícia

  • Relações internacionais é tema clássico e recorrente nesse tipo de prova. O texto de apoio cita notícia sobre declaração do presidente norte americano relacionada a programa de mísseis balísticos intercontinentais de país islâmico que possui acordo sobre programa nuclear com os EUA. O enunciado questiona que país é esse.

    Análise das alternativas:

    A) Arábia Saudita é tradicional aliada dos norte americanos no Oriente Médio.

    B) O Iraque foi invadido pelos EUA em 2003 e segue com vasta presença militar desde então.

    C) Em 2013 EUA e Irã assinaram histórico acordo onde norte americanos se comprometeram com a suspensão de sansões diversas contra o iranianos que por sua vez se comprometeram com a finalidade pacífica de seu programa nuclear.  O Irã mantém um sofisticado e pouco conhecido programa de mísseis balísticos de diversos tipos e alcances que seria a causa alegada por Trump para por fim ao acordo assinado por seu antecessor. AFIRMATIVA CORRETA


    D) O Paquistão é considerado aliado norte americano.


    E) Jordânia é tradicional aliado não apenas dos EUA mas em geral dos interesses europeus na região também sendo um dos poucos países do Oriente Médio que não participa ativamente de nenhum conflito abertamente.  



    Considerações finais:

    O acordo EUA - Irã acabou anulado unilateralmente por Trump em 2018 com a alegação de que o texto era ruim o que aumentou consideravelmente a tensão entre os dois países que se envolveram em agressões mútuas que quase levaram a uma guerra aberta entre 2018 e 2020.  

    Gabarito: C.