SóProvas


ID
2590825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após o assassinato de Alexandre Severo, em 235 d.C., os soldados proclamaram cinquenta imperadores durante cerca de cinquenta anos, em várias partes do Império Romano. Alguns desses imperadores sobreviveram por poucos meses, assassinados por exércitos rivais ou até mesmo pelas tropas que os tinham acabado de entronizar. Ser declarado imperador era o apogeu da carreira de um homem. Entretanto, no século III, era uma sentença de morte.

Internet:<www.bbc.co.uk> (com adaptações).


O texto acima refere-se a um período da história de Roma conhecido como Crise do Século III, cujos efeitos, para além da política sucessória, abrangeram também

Alternativas
Comentários
  • Após o século III a economia romana decaiu drasticamente, haja vista que o império abrangia muitos territórios que aos poucos foram sendo conquistados pelos bárbaros.

    Os imperadores não conseguiam segurar as pontas, pois além de Roma ser um império enorme, as pequenas conquistas barbaras de lá para cá acabou por dirimir lentamente a economia romana e imperadores acabaram perdendo sua credibilidade, daí a razão dos assassinatos.

    Gabarito C

  • O poder universal (Roma) começa a ficar abalado e os locais mais distantes do centro do Império começa a ter mais autonomia política gerando, no futuro, os senhores feudais após a queda de Roma e a germanização da Europa.

    GAB: C