SóProvas


ID
2590906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das revoltas provinciais ocorridas durante o período regencial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Cabanagem ocorreu no Grão Pará atual (Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia), ou seja, não passou pelo Nordeste.

  • a)No Sul do país, a Guerra dos Farrapos foi encerrada mediante combates militares e concessões políticas e econômicas aos rebeldes.

    Correta, o principal motivo da revolta foi o preço alto do charque interno e o preço baixo do charque externo, ou seja, o charque que era produzido no Sul era mais caro do que vinha de fora isso fez a galera se revoltar e querer a independência porém o futuro Duque de Caxias combateu essa revolta e eles entraram em um acordo lá que foram:

    • Charque gaúcho preço justo
    • Sem punições
    • Alforria(perdão) dos escravos fugitivos

  • A)No Sul do país, a Guerra dos Farrapos foi encerrada mediante combates militares e concessões políticas e econômicas aos rebeldes.Correta

    B)A Cabanagem foi vencida por meio de negociações e acordos pacíficos que permitiram o fim do conflito sem a ocorrência de embates armados. errado, a cabanagem foi uma revolta extremamente violenta, estima-se que cerca de 30 a 40% da população da província morreu no conflito;

    C)A Sabinada foi a principal revolta de escravos ocorrida na história do Brasil Imperial, abrangendo Pernambuco e Bahia. Errado, a sabinada não foi de autoria escrava, seu líder Francisco Sabino era médico e jornalista.

    D)A Cabanagem, um movimento popular liderado por trabalhadores e escravos, resultou na abolição da escravidão no Brasil. Completamente errado

    E)Cabanagem e Guerra dos Cabanos dizem respeito ao mesmo movimento, que se estendeu do Norte ao Nordeste do Brasil ao longo da década de 30 do século XIX. Errado, Cabanagem e Guerra dos Cabanos são conflitos diferentes.

  • Cabanagem (também conhecida como Guerra dos Cabanos) foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil de 1835 a 1840, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará (abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia). O erro está em afirmar que revolta se estendeu ao Nordeste.