SóProvas


ID
2591071
Banca
FGV
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o princípio que propõe que “os agentes públicos devem desempenhar suas funções buscando resultados positivos e atendendo a sociedade com presteza e rendimento funcional”, tendo sido incorporado por último à Constituição.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    O que diz Hely Lopes Meirelles sobre o princípio da eficiência:

     

    O que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”, e acrescenta que “o dever da eficiência corresponde ao dever da boa administração"... (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2002).

  • Letra (e)

     

    Fundamentação:

     

    Artigo 37, caput, da Constituição Federal

    Artigo 116 da L8112

  • Eficiência - “os agentes públicos devem desempenhar suas funções buscando resultados positivos e atendendo a sociedade com presteza e rendimento funcional”. 

    Boa sorte e bons estudos!

  • OLHA PRA FGV KKK TENTA LEVAR O CANDIDATO PRA O LADO DA LEGALIDADE KK MAIS GABARITO MESMO É (E)

  • Gabarito Letra E

     

    Princípio da Eficiência passou a estar expresso na Constituição a partir da EC nº 19/98, que o introduziu com o objetivo de promover uma quebra de paradigma na Administração Pública, substituindo a antiga administração burocrática pelo novo modelo: a administração gerencial. A administração gerencial tem ênfase na obtenção de resultados e na participação do cidadão, que é visto como cliente dos serviços públicos.

     

    * Não basta que os agentes públicos atuem em conformidade com os ditames da legalidade. É necessário que sua desempenhem suas atribuições da melhor forma possível, a fim de obter os melhores resultados. Deve-se buscar a melhoria da qualidade dos serviços públicos e a racionalidade dos gastos públicos. A Administração Pública deve observar o princípio da economicidade, que determina que seja avaliado o custo/benefício dos gastos públicos.                                                                                                          

  • Último princípio a ser incorporado à Constituição = EFICIÊNCIA. --- EC nº 19/1998.

     

     

    GAB LETRA E

  • Gab. E

     

    Na minha opinião, o princípio da Eficiencia é o mais cobrado pelas bancas deconcurso. Ele se deu com a EC 19, reforma da adm publica e tem um ideia de evitar gastos e fazer muito com pouco de forma eficiente.

  • NGP (nova gestão pública) = Eficiência

    Administração Gerencial

  • Gabarito E

    O princípio da eficiência é um dos princípios norteadores da administração pública anexado aos da legalidade, finalidade, da motivação, da razoabilidade, da proporcionalidade, da moralidade, da ampla defesa, do contraditório, da segurança jurídica e do interesse público, e foi incluído no ordenamento jurídico brasileiro de forma expressa na Constituição Federal, com a promulgação da emenda constitucional n. º 19 de 4 de junho de 1998, alterando o art.º 37.

    bons estudos

  • Gabarito: "E"

     

     a) Legalidade. 

    Errado. Por legalidade entende-se que "a Administração Pública só pode praticar as condutas autorizadas em lei."

     

     b) Impessoalidade.  

    Errado. Por impessoalidade entende-se que  é estabelecido "um dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações (perseguições) e privilégios (favoritismo) indevidamente dispensados a particulares no exercício da função adminsitrativa."

     

     c)  Moralidade. 

    Errado. Moralidade entende-se por "padrões éticos, de boa-fé, decoro, lealdade, honestidade e probidade incorporados pela prática diária ao conceito de boa administração."

     

     d)  Publicidade. 

    Errado. "O princípio da publicidade pode ser definido como o dever de divulgação oficial dos atos administrativos."

     

     e) Eficiência. 

    Correto e, portanto, gabarito da questão. "Economicidade, redução de desperdícios, qualidade, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encaridos pelo princípio da eficiência."

     

    (MAZZA, 2015)

  • Pra errar esse o indivíduo nem pegou no "livro".

  • Já tava difícil errar essa questão, aí o examinador ainda dá a cola: "incorporado por último à Constituição" kkkkk

  • To para entender este QC !!! Uma questao dessas em que a maioria acerta, eles colocam professores para comentar, ja em outras que a galera erra mais e solicita o comentario do professor nao é atendido. Affff

  • Uma questão tão elementar como esta, dispensa comentários do professor do QC.

    Queremos comentários nas malditas questões de Português desta banca sebosa!

  • às vezes, acho que falta um pouco de bom senso no qc ... essa questão (fácil para grande parte doa assinantes) está comentada por professor... já outras, que são extremamente complicadas, não são. Tem que ver isso ai, pessoal.

  • E. Eficiência - correta

    EC19/98

  • GABARITO: E

    O renomado HELY LOPES MEIRELLES, definiu o princípio da eficiência, como “o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”, e acrescenta que “o dever da eficiência corresponde ao dever da boa administração”... MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2002.

  • Questão simples é objetiva, sem nenhuma dificuldade para resolver.

  • Já é a tercira questão de EFICIENCIA que respondo. FGV gosta da EFICIENCIA einnnnnn

  • Assinale a opção que apresenta o princípio que propõe que “os agentes públicos devem desempenhar suas funções buscando resultados positivos e atendendo a sociedade com presteza e rendimento funcional”, tendo sido incorporado por último à Constituição.

    E) Eficiência. [Gabarito]

    CF Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  

  • EFICIÊNCIA Último a ser incorporado na CF por meio de emenda constitucional

  • O princípio da eficiência busca sempre o redimento profissional no serviço público .

    Gab: E