-
GABARITO "D"
a) Ele evidencia as variações verificadas no patrimônio e indica o resultado patrimonial do exercício. (DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS - DVP)
b) Ele evidencia qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade pública. (BALANÇO PATRIMONIAL - BP)
c) Ele evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de análise, confrontando o orçamento inicial e suas alterações com a execução. (BALANÇO ORÇAMENTÁRIO - BO)
d) Ele evidencia as receitas e despesas orçamentárias e os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. (BALANÇO FINANCEIRO - BF)
e) Ele permite aos usuários projetar cenários de fluxos de caixa futuros e elaborar análise sobre eventuais mudanças em torno da capacidade de manutenção do financiamento dos serviços públicos. (DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA - DFC)
-
De acordo com a Lei 4.320/64, art. 103, o Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
GABARITO Letra D.
-
RESPOSTA D
balanço financeiro: >>II Demonstração das receitas e despesas orçamentárias, bem como dos ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. a) balanço financeiro
balanço patrimonial: >>III Demonstração qualitativa e quantitativa da situação da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como dos atos potenciais que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle). a) balanço patrimonial.
balanço orçamentário: >>A demonstração contábil do órgão público que demonstrará as receitas e despesas previstas, em confronto com as realizadas, é denominada: d) Balanço orçamentário.
demonstração das variações patrimoniais: >>As alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e a indicação do resultado patrimonial do exercício serão evidenciadas b) na Demonstração das Variações Patrimoniais.
demonstração dos fluxos de caixa: >>Para a elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa, devem ser identificados os seguintes fluxos: a) das operações, dos investimentos e dos financiamentos.
#questãorespondendoquestoes #sefazal
-
Para resolver essa questão, basta consultarmos o conceito de Balanço Financeiro constante do MCASP:
O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentária, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte
Dessa forma, a alternativa correta é a letra D).
Além disso, as alternativas A) e B) se referem à Demonstração de Variações Patrimoniais – DVP, que veremos mais adiante.
A alternativa C) se refere ao Balanço Orçamentário.
Por fim, a alternativa E) se refere à Demonstração de Fluxos de Caixa.
Gabarito: LETRA D